A Eucaristia: dom de Cristo/Esposo à Igreja/Esposa
“É na Eucaristia
que, em primeiro lugar, se exprime de modo sacramental o acto redentor de Cristo
Esposo em relação à Igreja Esposa. […]
O Concílio
Vaticano II renovou na Igreja a consciência da universalidade do
sacerdócio.
Na Nova
Aliança, há um só sacrifício e um só sacerdote: Cristo.
Deste
único sacerdócio participam todos os batizados, tanto homens como mulheres,
enquanto devem oferecer-se a si mesmos como vítima viva, santa, agradável a Deus
(cf Rom 12,1), dar em toda parte testemunho de Cristo e, a quem
pergunte, dar uma resposta acerca da esperança da vida eterna (cf 1Ped 3,15).
[…]
Na Igreja, todos […] participam, não só da missão sacerdotal, mas também da missão profética e real de Cristo Messias.
Esta
participação determina, outrossim, a união orgânica da Igreja, como Povo de
Deus, com Cristo.
Nela se
exprime ao mesmo tempo o «grande mistério» da Carta aos Efésios:
a Esposa unida ao seu Esposo, unida porque vive a sua vida; unida porque
participa na sua tríplice missão […]; unida de maneira a responder com um dom
sincero de si mesma ao dom inefável do amor do Esposo, Redentor do mundo.
Isto diz
respeito a toda a Igreja, tanto a mulheres como a homens, e diz respeito
obviamente também àqueles que participam do sacerdócio ministerial, que é por
natureza um serviço.
No âmbito
do grande mistério de Cristo e da Igreja, todos são chamados a
responder – como uma esposa – com o dom da sua vida ao dom inefável do amor de Cristo,
o qual, como Redentor do mundo, é o único Esposo da Igreja.”
São João Paulo II (1920-2005), papa | Carta apostólica «Mulieris dignatatem», §§26-27 (trad. © Libreria Editrice Vaticana, rev.) | Imagem de Robert Cheaib