«João não era a luz, mas veio para dar testemunho» (Jo 1,8)

Batistmo de Jesus - «João não era a luz, mas veio para dar testemunho» (Jo 1,8)

“O facto de o nascimento de João ser comemorado quando os dias começam a diminuir e o do Senhor quando os dias começam a aumentar tem um significado simbólico.

Com efeito, o próprio João revelou o segredo desta diferença.

As multidões tomavam-no pelo Messias em razão das suas virtudes eminentes, e alguns consideravam que o Senhor não era o Messias, mas um profeta, devido à fragilidade da sua condição corporal.

E João declarou: «Convém que Ele cresça e que eu diminua» (Jo 3,30).

E o Senhor cresceu verdadeiramente, porque, quando foi olhado como profeta, deu a conhecer aos crentes do mundo inteiro que era o Messias.

João diminuiu, porque aquele que as pessoas julgavam ser o Messias lhes apareceu, não como Messias, mas como anunciador do Messias.

É normal, pois, que a luz dos dias comece a diminuir a partir do nascimento de João, dado que a sua reputação de divindade havia de desaparecer, assim como o seu batismo.

E também é normal que a luz dos dias recomece a aumentar a partir do nascimento do Senhor, pois Ele veio à Terra trazer aos pagãos as luzes de um conhecimento que, até então, só os judeus possuíam em parte, e difundir por todo o mundo o fogo do seu amor.”

São Beda, o Venerável (c. 673-735), monge beneditino, doutor da Igreja | Homilia II, 20; CCL 122, 328-330 | Imagem de awsloley