Ser apóstolo - "Uma vocação para Deus entre os homens"

Ser apóstolo - Venerável Madaleine Delbrêl


“Não somos nós que procuramos o apostolado, é ele que vem ter connosco; tendo-nos amado primeiro, Deus tornou-nos apóstolos.

Pois como poderíamos nós partilhar o pão, o teto e o coração com este próximo que faz parte da nossa carne sem fazermos transbordar para ele o amor do nosso Deus, quando este próximo não O conhece?

Sem Deus, tudo é miséria; ora, quem ama não tolera a miséria, e ainda menos a maior de todas.

Como poderíamos não ser apostólicos, não ser missionários?

Nesse caso, o que significaria pertencer a esse Deus que enviou o seu Filho para que o mundo seja salvo por Ele?

Contudo, não planeamos ser apóstolos; pensamos em ser, nas mãos de Deus, no corpo de Cristo, por ação do Espírito, o Cristo em que queremos tornar-nos; esse Cristo que nunca foi amor sem ser luz.

Copiamo-lo, mal, mas sem cessar; penetramos nele, dissemelhantes, mas tenazes; pois não podemos deixar de ser, pelo menos na vontade, apóstolos, pelo menos na disposição de todo o nosso ser, missionários.

Como poderíamos deixar de evangelizar, se o Evangelho nos está na pele, nas mãos, no coração e na cabeça?

Não podemos deixar de explicar porque tentamos ser aquilo que queremos ser, não ser aquilo que não queremos ser; somos claramente levados a pregar, uma vez que pregar é dizer publicamente qualquer coisa sobre Jesus Cristo, Deus e Senhor, e ninguém pode amá-lo e calar-se.”

Venerável Madaleine Delbrêl (1904-1964), missionária das pessoas da rua | Uma vocação para Deus entre os homens | Imagem