Deus do meu coração, minha herança para toda a eternidade!

Deus do meu coração, minha herança para toda a eternidade!

“Dizei a Deus com frequência:

«Meu Senhor, porque me amais tanto? Que vedes de bom em mim? Já esquecestes as ofensas que vos fiz?

Ah!, pois me tratastes com tanto amor que, em vez de me mandardes para o inferno, me cumulastes de graças, a quem entregarei o meu amor, senão a Vós, o Bem que sois o meu bem e todo o meu bem?

«Meu Deus, todo digno de amor, o que mais me aflige nos meus pecados passados não são os castigos a que Vos obriguei, a Vós, que sois digno de um amor infinito, a Vós, que não sabeis desprezar um coração que se arrepende e se humilha (cf Sl 50,19).

Ah!, desde agora, nesta vida e na outra, o meu coração a nada mais aspira que a possuir-Vos.

"Quem tenho eu no Céu senão a Vós e quem desejo na Terra além de Vós? [...] Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha herança para sempre" (Sl 73,25-26).

Sim, Vós sois, e sereis para sempre, o único Senhor do meu coração e da minha vontade, o meu único tesouro, o meu paraíso, o alvo da minha esperança e dos meus afetos, o meu tudo, numa palavra, Vós sois o Deus do meu coração e a minha herança para sempre».

Deveis firmar sempre mais a vossa confiança em Deus.

Para tal, recordai frequentemente toda a ternura que Ele teve por vós, e os suaves meios que a sua misericórdia utilizou para vos afastar dos caminhos por onde vos perdíeis, para vos libertar dos laços deste mundo e vos atrair ao seu santo amor.”

Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787), bispo, doutor da Igreja | É preciso falar com Deus com confiança e familiaridade | Imagem