Santo Higino, Papa, mártir, + 140

Santo Higino, papa e mártir, + 140

Santo Higino

Ao longo dos tempos foram surgindo muitos e poderosos inimigos da verdadeira fé, mas também o Senhor fez surgiu ao mesmo tempo grandes e valorosos santos e sábios para guiar o Seu povo.

Desses faz parte Santo Higino.

Oriundo de Atenas, no ano 90, Hyginys Desposyni era filho de um filósofo grego e, provavelmente, teve uma formação cultural e analítica mais ampla para sua época.

Higino foi chamado por Deus a ser Papa entre os anos de 136 e 140, sucedendo ao Papa Telésforo.

Durante o seu Pontificado valeram-lhe as suas grandes e heroicas virtudes, pois tratava-se de um tempo em que os gentios acreditavam que os Cristãos eram feiticeiros e daí a causa dos muitos flagelos que sofriam.

Ora, deu-se, então, uma perseguição sem tréguas aos Cristãos e foi por isso uma época de mártires.

Entretanto, houve também homens inimigos de Cristo, tais como Valentim e Cerdão, que procuravam envenenar a fonte da doutrina evangélica. Para isto, teve a ajuda de São Justino.

Santo Higino teve de lutar contra esses e tantos outros inimigos, mas com a graça de Deus, o seu engenho superior, a eminente sabedoria e grandeza de alma, e intrepidez, conseguiu superar cada situação.

À vigilância e zelo de Higino se deveu o fervor que no seu tempo mostraram os fiéis, apesar das perseguições dos pagãos e esforços dos hereges.

Conseguidos brilhantes triunfos, o santo Pontífice consagrou-se à reforma do clero, nos diferentes graus de hierarquia.

Mexeu nas estruturas hierárquicas e as tornou mais precisas, instituindo as Ordens menores para melhorar o serviço da Igreja e a preparação ao sacerdócio mediante uma aproximação progressiva aos Santos Mistérios.

O que fez foi aperfeiçoar os regulamentos existentes, ordenando em cada um dos graus eclesiásticos o modo de exercer as respetivas funções.

A ele também se deve o costume de se ter padrinho e madrinha nos batismos.

O Livro dos Pontífices e o Martirológio Romano afirmam que Higino sofreu o martírio no dia 11 de janeiro durante a perseguição de Antonino Pio, tendo sido sepultado junto de São Pedro, no Vaticano.

Fonte: Evangelho Quotidiano (texto editado e ampliado)

Sugestões: