Novena do Sagrado Coração de Jesus - 11 a 19 de junho de 2020

A Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal disponibiliza, de 11 a 19 de junho, uma novena de preparação da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

 A proposta, publicada na revista Messenger, da Irlanda, tem como autor o P. David Stewart, sj, diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa no Reino Unido.

A novena prevê um momento de oração diário, de cerca de dez minutos, e apresenta um itinerário que ajuda cada um a sintonizar-se com os sentimentos do Coração de Cristo e a concretizar na própria vida as orientações que resultam da oração.

Este mês de junho, o Papa Francisco tem como intenção “Para que aqueles que sofrem encontrem caminhos de vida, deixando‐se tocar pelo Coração de Jesus”.

Esta novena procura ser um modo concreto de responder a este apelo, apontando para um caminho que leve a uma missão de compaixão pelo mundo.

Pode aceder aos textos da novena, aqui.

Como rezar esta novena

Reservo cerca de dez minutos por dia.

Não ter pressa em ler tudo. Demoro o tempo que for necessário naquilo que der gosto interior, mesmo que seja apenas uma palavra ou uma frase.

Penso no seu significado. Partilho os próprios sentimentos com Jesus e espero tranquilamente, dando-me conta do que vem à mente e ao coração.

O Beato João Sullivan diz-nos que Deus está maravilhado por nos ver, mesmo que não saibamos o que dizer.

Deus tem-nos completamente no seu coração.

No início de cada dia, faço este momento de oração

Deixo que o Espírito de Deus me conduza a um lugar de quietude interior e, em seguida, tomo consciência do olhar de Deus sobre mim, cheio de amor e esperança.

Este olhar é amparo e gera vida. Peço, no meu coração, uma consciência interior e profunda de como a minha vida está nas mãos de Deus.

Oração da Novena

Senhor Jesus, Tu disseste: “Pedi e recebereis, buscai e encontrareis, batei e abrir-se-vos-á”.

Venho a Ti com fé e confiança, com amor e esperança.

Faz-me sentir a tua proximidade, o teu cuidado por mim e por todos os que me são queridos.

A minha intenção para esta novena é-me muito cara, e sei que o que é importante para mim é importante para Ti.

Ouve a minha oração (mencionar a intenção).

Concede-me o que Te peço, e que eu possa confiar que, em tudo o que me acontecer, sempre estarás junto de mim como meu amigo, meu guia e meu salvador.

E assim, Sagrado Coração de Jesus, ponho toda a minha confiança em Ti.