Fariseus - Grupos religiosos em Israel no tempo de Jesus

Os Fariseus - Grupos religiosos em Israel no tempo de Jesus

Os Fariseus

Por mais pejorativa que seja a imagem que deles nos deixaram os Evangelhos, uma coisa podemos afirmar: eram os «santos» do tempo. Flávio Josefo diz-nos que eram homens piedosos, íntegros e que aguentavam a perseguição e o martírio no tempo de Herodes.

«Fariseu» significa «separado», talvez por se separarem do povo inculto, sem conhecimento de Deus, portanto desprezível (no modo de pensar deles).

Entre si tratavam-se por «haberim» (companheiros), termo que aparece muito na «Mishná». Formavam, portanto, uma seita que tinha como base o estudo e a interpretação da Lei.

A origem dos fariseus

A sua origem remonta ao tempo dos Macabeus. E procedem, com certeza, dos grupos de hassidim (piedosos, puros), dos quais se separaram por não estarem de acordo com a orientação, quer demasiado espiritualista, quer demasiado política e revolucionária, que aqueles assumiram.

A sua influência foi aumentando cada vez mais, sobretudo entre 135 e 103 a.C., por causa da enorme coesão dos seus grupos. Depois, e sobretudo após o ano 63, com o domínio romano, a sua influência foi diminuindo no campo político, mas mantiveram, apesar de tudo, grande aceitação popular.

Por isso Herodes sempre evitou atacá-los de frente. Até que resolveu impor-lhes juramento de fidelidade a si mesmo e ao imperador Augusto. E eles negaram-se... o que provocou a ira e a perseguição do rei. Muitos foram martirizados (há quem fale em mais de 6000!, número certamente exagerado), e isso granjeou-lhes ainda mais a admiração do povo judeu.

Os fariseus e os outros grupos

Sociologicamente, constituíram como que a classe média judia, constituída, em grande parte, por artesãos e escribas. E, no tempo de Cristo, eram como que a essência do judaísmo.

Para isto contribuía, para além da vida integra que levavam, o manterem-se afastados tanto da classe alta (saduceus, colaboracionistas), como do nacionalismo revolucionário (zelotes), como ainda do povo simples e ignorante que não vivia (nem podia!) a Lei e os costumes...

Constituem-se em associações de diferentes tendências, e reúnem-se em pequenos grupos, para rezar, estudar a Lei, e para a ceia em comum às Sextas-feiras. Preocupação fundamental: observar estritamente a Lei. E para isso rodeiam-se de uma complicada casuística, a fim de evitar a transgressão dos Preceitos do Senhor!

O seu ideal é fazer de Israel um Povo santo como os sacerdotes (Ex 19,6), separados dos pecadores (Lv 11,45). O rigor das suas normas leva-os a evitar todo o contacto com os pecadores e com todo o tipo de pessoas que vivam ou levem a viver à margem da Lei.

E cá estamos perante os principais motivos de choques e discussões de Jesus com os fariseus (cfr. Mc 2, 15-17; etc.).

Os fariseus adaptam-se

Os fariseus aceitam uma certa evolução da Escritura, ao aceitarem, não só a Lei escrita, mas também a oral. Deste modo, embora dificilmente, vão-se abrindo e adaptando:

- aceitam a ressurreição dos mortos e a imortalidade do homem (Act 23, 6-10); todo o complicado mundo dos anjos e dos demónios;

- as relações com Deus entendem-nas na base dos méritos provenientes do cumprimento da Lei e das boas obras...

O seu erro é sentirem-se santos e orgulharem-se da própria santidade, pensando que podem apoiar-se na sua santidade para se apresentarem diante de Deus, fiados dos próprios méritos!...

Jesus e os Fariseus

Jesus, na Sua vida e doutrina, está muito próximo dos «bons» fariseus, e deles recebeu a doutrina e um certo modo de rezar ao Pai.

E se a eles, em geral, se opõe tão duramente, terá sido por se sentir defraudado ao ver como desvirtuavam a Sua santidade diante do povo, povo simples que, por outro lado, tanto os admirava.

E nem todos adoptaram, diante de Jesus, uma atitude de condenação, bem pelo contrário (cfr. Jo 3; Lc 7,36; 13, 31; Act 5, 34; 15,5; 29, 3).

Poderá afirmar-se que foram eles quem, com a sua vida integra e exigente, salvaram o judaísmo após o ano 70 d.C.

Fonte: “Atlas Bíblico Geográfico-Histórico”, J. Machado Lopes | Imagem