Emaús – Lugares bíblicos na Terra Santa

Emaús

Em Lucas 24,13-31 conta-se uma história enternecedora acerca da experiência pessoal de dois discípulos sobre a ressurreição de Jesus [ler abaixo].

Cléofas e um companheiro viajam, em dia de Páscoa, de Jerusalém para a aldeia de Emaús.

Subitamente, junta-se-lhes um estranho, que parece desconhecer a crucifixão de Jesus.

Os dois companheiros contam-lhe da morte de Jesus, das visões relatadas junto ao sepulcro e da descrença de alguns discípulos relativamente à Sua ressurreição.

Mas o estranho manifesta-se zangado por esta falta de fé e, enquanto caminham, interpreta-lhes a Escritura no que se refere à vinda do Messias.

Aproximando-se de Emaús pela tardinha, os dois discípulos convidam o estranho a ficar com eles.

Ao jantar, ele partiu o pão e, segundo Lucas, quando aqueles o tomaram, "abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n'O" como o próprio Jesus.

Este desapareceu tão misteriosamente como aparecera.

Não está perfeitamente esclarecido qual a vila da actualidade que se pode identificar com Emaús: nada menos de quatro locais têm sido propostos.

Um deles, Qalonyeh, tem como argumento o facto de poder ser a Emaús mencionada pelo historiador Flávio Josefo como o local em que se tinham estabelecido os veteranos romanos.

Um outro, Abu Ghosh, a cerca de 15 km de Jerusalém, era onde estacionavam alguns destacamentos da 10ª Legião Fretense Romana.

Um terceiro, Al-Qubeibeh, era o sítio de um forte romano, chamado Castellum Emmaus.

O candidato mais sério, contudo, é Amwas, ou Nicópoles, como é chamada desde o século III, quando foi reconstruída.

Os peregrinos da Terra Santa já no século IV aceitavam esta povoação como Emaús, e há de facto uma característica geográfica que apoia esta teoria: o nome grego Emaús deriva de uma palavra semítica que significa "poços termais e, na verdade, Amwas possui dois poços de água morna.

O problema é que o lugar parece ficar muito distante de Jerusalém.

Os textos antigos de mais confiança do Evangelho de Lucas dizem que Emaús ficava a cerca de 60 estádios (uns 11 km) da cidade, ao passo que Amwas fica a perto de 160 estádios (27 km).

Há, contudo, antigos textos de Lucas que indicam os 160 estádios - mas estes textos são considerados suspeitos por alguns estudiosos.

Fonte: “Jesus no seu tempo

No caminho de Emaús

13*Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, que ficava a cerca de duas léguas de Jerusalém; 14e conversavam entre si sobre tudo o que acontecera. 15Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se com eles a caminho; 16*os seus olhos, porém, estavam impedidos de o reconhecer.

17Disse-lhes Ele: «Que palavras são essas que trocais entre vós, enquanto caminhais?» Pararam entristecidos. 18E um deles, chamado Cléofas, respondeu: «Tu és o único forasteiro em Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias!» 19Perguntou-lhes Ele: «Que foi?» Responderam-lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; 20como os sumos sacerdotes e os nossos chefes o entregaram, para ser condenado à morte e crucificado. 21*Nós esperávamos que fosse Ele o que viria redimir Israel, mas, com tudo isto, já lá vai o terceiro dia desde que se deram estas coisas. 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram perturbados, porque foram ao sepulcro de madrugada 23e, não achando o seu corpo, vieram dizer que lhes apareceram uns anjos, que afirmavam que Ele vivia. 24Então, alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas, a Ele, não o viram

25Jesus disse-lhes, então: «Ó homens sem inteligência e lentos de espírito para crer em tudo quanto os profetas anunciaram! 26*Não tinha o Messias de sofrer essas coisas para entrar na sua glória?» 27*E, começando por Moisés e seguindo por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, tudo o que lhe dizia respeito.

28Ao chegarem perto da aldeia para onde iam, fez menção de seguir para diante. 29*Os outros, porém, insistiam com Ele, dizendo: «Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso.» Entrou para ficar com eles. 30*E, quando se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. 31Então, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no; mas Ele desapareceu da sua presença. 32Disseram, então, um ao outro: «Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?» (Lc. 24, 13-31)