O Evangelista São Lucas – Médico de Antioquia da Síria

 O Evangelista São Lucas – Médico de Antioquia da Síria

Lucas (grego: Loukas) – “luz”

Identificado por tradição como autor do terceiro evangelho e do livro dos Actos dos Apóstolos, Lucas é mencionado três vezes nas epístolas de Paulo.

Enquanto esteve sob prisão domiciliária em Roma, entre 61 e 63 d. C., Paulo nomeou Lucas como «colaborador» (Flm 24) e designou-o como «o caríssimo médico» (CI 4, 14). «Só Lucas está comigo» (2 Tm 4, 11), escreveu o apóstolo na segunda daquelas que são consideradas as suas três epístolas pastorais.

Com base nestas referências e em certos factos dos dois livros do Novo Testamento que lhe são atribuídos, é possível ficar-se com um retrato complexo deste primitivo chefe da igreja cristã.

Parece ter sido um pagão que se converteu ao cristianismo, o qual, segundo uma fonte primitiva, era oriundo de Antioquia, na Síria.

Como médico, era membro de uma profissão altamente especializada, que às vezes, mas não sempre, estava associada ao deus grego da medicina, Esculápio.

É óbvio que era um homem culto e falava grego, a sua língua materna, como prova a sua produção literária.

Era também bem versado no Antigo Testamento grego, que parece ter estudado intensivamente - um feito fora do vulgar se Lucas era, de facto, pagão.

Uma vez que o evangelista não se incluiu entre aqueles que desde o princípio foram testemunhas oculares e se tornaram servidores da palavra» (Lc 1, 2), Lucas provavelmente não conheceu Jesus pessoalmente.

No entanto, como colaborador de Paulo, devia ter sido membro da comitiva itinerante do apóstolo, ajudando-o nas suas atividades missionárias através do mundo romano e talvez partilhando da prisão com ele.

Desconhece-se quanto tempo Lucas viajou com Paulo.

Alguns estudiosos pensam que as passagens dos Actos, chamadas «secções-nós», onde a narração passa da terceira para a primeira pessoa, se baseiam nos diários pessoais de Lucas.

Se assim for, sugerem que Lucas acompanhou Paulo em muitas das suas viagens: de Troas a Filipos, de Filipos a Mileto, de Mileto a Cesareia e finalmente de Cesareia a Roma.

Assim, Lucas andou com Paulo de vez em quando, durante a segunda metade do seu ministério provavelmente durante as derradeiras horas antes da morte do apóstolo em Roma, por volta de 64 d. C.

Após a morte de Paulo, Lucas tornou-se evidentemente chefe da igreja na região da sua terra natal.

O Evangelista Lucas – Médico de Antioquia da Síria
Lucas, o médico compassivo, trata de um doente que sofre.


O Evangelho segundo São Lucas e os Actos dos Apóstolos

Nos anos 80 decidiu escrever uma obra ambiciosa em dois volumes, dando um relato histórico e teológico da vida de Cristo e das origens da igreja cristã.

Começou a sua obra com um prólogo semelhante aos utilizados por muitos autores gregos, especificando que utilizaria apenas as melhores fontes e organizá-las-ia pela sua ordem (Lc 1, 3).

Lucas observou que outras narrações destas já tinham sido compiladas, uma afirmação que muitos estudiosos consideram ser uma referência à sua utilização do Evangelho de Marcos, uma colecção agora perdida de sentenças de Cristo por vezes referidas por «Q» (de Quelle, palavra alemã que quer dizer «fonte»), e de outras tradições acerca de Jesus e da igreja primitiva, bem como das suas próprias memórias.

Dado que a sua narração do nascimento de Jesus é parcialmente escrita da perspectiva de Maria, mãe de Jesus, tem sido sugerido que ele realmente a entrevistou ou falou com aqueles que a tinham conhecido - embora o próprio Lucas não dá qualquer indicação de que tais conversas se tenham verificado.

Ambos os livros de Lucas foram dedicados a um cristão desconhecido chamado Teófilo.

Talvez Teófilo fosse um patrono rico, ou uma vez que o nome significa «amante de Deus» - Lucas poderia ter estado a escrever para qualquer leitor cristão.

Lucas escreveu não só como historiador, mas também como teólogo.

A sua mensagem faz realçar o lugar da comunidade dos cristãos gentios no plano geral de Deus, demonstrando que o próprio Jesus tinha equacionado a sua própria missão com a pregação dos profetas do Antigo Testamento aos gentios.

«Em verdade vos digo», disse Jesus na sinagoga de Nazaré, «nenhum profeta é bem recebido na sua pátria» (Lc 4, 24).

Além disso, Lucas revelou nos Actos que a difusão da mensagem cristã ao mundo gentio teve lugar de modo consistente através da orientação do Espírito Santo.

Em consequência disso, Teófilo e os seus companheiros foram assegurados de que, embora membros de uma comunidade gentia, tinham pleno direito ao legado de Jesus.

Nada se sabe de Lucas a seguir à compilação da sua grande obra em dois volumes, responsável por mais de um quarto do Novo Testamento.

Mas o autor tem todo o direito a ser distinguido como o primeiro historiador cristão. (1)

*****

São Lucas, evangelista e companheiro de Paulo

Quando, após ter abandonado as trevas do erro para aderir ao amor de Deus, Paulo se junta ao número dos discípulos, Lucas acompanha-o para todo o lado e torna-se seu companheiro de viagem (cf At 16,10s). [...]

Dá-se tão bem com ele, torna-se-lhe tão familiar e partilha de tal modo todas as suas graças que Paulo, quando escreve aos crentes, se refere a Lucas como o seu bem-amado (cf Col 4,14).

Desde Jerusalém e por toda aquela região até à Dalmácia (cf Rom 15,19), pregou com ele o Evangelho; da Judeia a Roma, partilhou com ele as correntes, os trabalhos, as provações, os naufrágios. Queria receber a mesma coroa que ele, por ter participado nos mesmos trabalhos.

Após ter adquirido de Paulo o talento para a pregação e ter conseguido conduzir tantas nações para o amor de Deus, Lucas surge, não só como o discípulo que ama e é amado pelo Senhor, mas também como o evangelista que escreveu a sua história sagrada, pois seguira o Mestre (cf Lc 10,1), fizera a recolha dos testemunhos dos seus primeiros servos (Lc 1,1) e recebera inspiração do alto.

Foi ele o evangelista que narrou o mistério do mensageiro Gabriel, enviado à Virgem para anunciar a grande alegria a todo o mundo.

Foi ele que narrou com clareza o nascimento de Cristo, revelando-nos o Recém-Nascido deitado numa manjedoura e descrevendo a proclamação da grande alegria pelos pastores e os anjos. [...]

Ele relata um maior número de ensinamentos em parábolas que os outros evangelistas.

E, assim como nos dá a conhecer a descida do Verbo, a Palavra de Deus, à Terra, também nos descreve a sua ascensão ao Céu e o seu regresso ao trono do Pai (24,51). [...]

Mas a sua graça não se fica por aqui, a sua língua não se limita ao serviço do Evangelho; concluídos os milagres de Cristo, narra os Atos dos Apóstolos. [...] Lucas não é um simples o espetador de todas estas coisas, mas participa verdadeiramente nelas.

É por isso que tem tanto cuidado em nos instruir.

Anónimo bizantino (século XI) | Vida de São Lucas - 6-7; PG 115, 1134-1135

*****

São Lucas, companheiro e colaborador dos apóstolos

Lucas era inseparável de Paulo e foi seu colaborador na pregação do Evangelho, como ele próprio evidencia, não para se glorificar, mas impelido pela verdade.

Com efeito, quando Barnabé e João, chamado Marco, se separaram de Paulo e embarcaram para Chipre, Lucas escreveu: «Embarcámos para Tróade» (At 16,11) […]; e descreve detalhadamente toda a viagem e a sua chegada a Filipos, onde anunciaram a Palavra pela primeira vez. […]

No relato da viagem com Paulo, conta as situações com toda a precisão possível. […]

Tendo estado presente em todos os acontecimentos, Lucas registou-os de maneira rigorosa; não se encontra nele mentira nem orgulho, porque todos aqueles factos eram conhecidos. […]

Lucas não foi apenas companheiro, foi também colaborador dos apóstolos, sobretudo de Paulo, que o diz claramente nas suas cartas: «Demas abandonou-me por amor ao mundo presente e foi para Tessalónica; Crescente foi para a Galácia, e Tito para a Dalmácia. Lucas é o único que está comigo» (2Tim 4,9-11).

Isto prova com clareza que Lucas esteve sempre inseparavelmente ligado a Paulo.

Na carta aos Colossenses, também lemos: «Saúda-vos o amado Lucas, o médico» (Col 4,14). […]

Por outro lado, conhecemos muitos acontecimentos do Evangelho – e dos mais importantes – unicamente por Lucas. […]

Quem sabe, de resto, se Deus não fez de modo que muitas passagens do Evangelho tivessem sido reveladas apenas por Lucas […] para que todos se deixassem guiar pelo testemunho que vem em seguida, [no seu segundo livro] sobre os atos e a doutrina dos apóstolos, e, guardando inalterada a regra da verdade, todos pudessem ser salvos.

Assim, o testemunho de Lucas é verdadeiro; o ensinamento dos apóstolos é manifesto, sólido, e nada esconde. […]

Tais são as vozes da Igreja, de onde toda a Igreja retira a sua origem.”

Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208), bispo, teólogo, mártir | Contra as Heresias, III, 14-15; SC 34

*****

A Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São Lucas no dia 18 de Outubro.

São Lucas é o padroeiro dos pintores, médicos e artistas.


Sugestão: A vida nova em Cristo | És cristão… porquê?


Oração

Ó São Lucas, glorioso Apóstolo e evangelista,

eu te saúdo pelo Coração de Jesus;

e pela alegria e doçura que o teu coração sentiu

ao ensinar, do Divino Mestre,

o Pai Nosso aos Apóstolos.

Alcançai-me a graça

de seguir com fidelidade Jesus,

pelo seu caminho,

com a sua verdade a favor da vida.

Ó meu bom São Lucas,

médico, que com as tuas santas mãos,

invocando o nome de Deus,

curaste tantos enfermos de tão graves doenças,

rogai ao bom Jesus

que me livre das enfermidades do corpo e do espírito,

se for do agrado de Deus.

E para maior glória

por toda a eternidade.

São Lucas, rogai por nós!

(1) in “Grandes personagens da Bíblia – Dicionário Biográfico Ilustrado” (texto editado e adaptado)

Sugestões: