Não pode ocultar-se a luz do cristão
“A Igreja celebra o nascimento de João como acontecimento sagrado: não há nenhum, entre
os nossos antepassados, cujo nascimento seja celebrado solenemente.
Celebramos
o de João, celebramos também o de Cristo:
isto tem sem dúvida uma explicação. E se não a damos tão perfeita como exige a
importância desta solenidade, meditemos ao menos nela, mais frutuosa e
profundamente.
João
nasce de uma anciã estéril; Cristo nasce de uma jovem virgem. O futuro pai de
João não acredita que este possa nascer e é castigado com a mudez; Maria acredita, e Cristo é concebido
pela fé.
Eis o
assunto, que quisemos investigar e prometemos tratar. E se não formos capazes
de perscrutar toda a profundeza de tão grande mistério, por falta de capacidade
ou de tempo, melhor vo-lo ensinará Aquele que fala dentro de vós, mesmo estando
nós ausentes, Aquele em quem pensais com amor filial, que recebestes no vosso
coração e de quem vos tornastes templos.
João apareceu como o ponto de encontro entre os dois testamentos, o Antigo e o Novo. O próprio Senhor o testemunha quando diz: A Lei e os Profetas até João Baptista.
João
representa o Antigo e anuncia o Novo. Porque representa o Antigo, nasce de pais
velhos; porque anuncia o Novo, é declarado profeta quando está ainda nas
entranhas de sua mãe.
Na
verdade, ainda antes de nascer, exultou de alegria no ventre materno, à chegada
de Santa Maria. Já então ficava
assinalada a sua missão, ainda antes de nascer; revelava-se de quem era o
precursor, ainda antes de O ver. São realidades divinas que excedem a limitação
humana.
Por fim,
nasce; é-lhe dado o nome e solta-se a língua do pai. Reparemos no simbolismo
que estes factos representam. Zacarias
cala-se e perde a fala até ao nascimento de João, o precursor do Senhor; e
então recupera a fala.
Que
significa o silêncio de Zacarias senão que antes da pregação de Cristo o
sentido das profecias estava, em certo modo, latente, oculto e fechado? Mas
tudo se abre e faz claro com a vinda d’Aquele a quem elas se referiam.
O facto
de Zacarias recuperar a fala ao
nascer João tem o mesmo significado que o rasgar-se do véu no templo, ao morrer
Cristo na cruz.
Se João
se anunciasse a si mesmo, Zacarias não abriria a boca. Solta-se a língua porque
nasce aquele que é a voz.
Com
efeito, quando João já anunciava o Senhor, perguntaram-lhe: Quem és tu? E ele
respondeu: Eu sou a voz de quem clama no deserto.
João é a voz; mas o Senhor, no
princípio era a Palavra. João é a voz passageira; Cristo é, no princípio, a Palavra eterna.”
Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja | (Sermão 293, 1-3: PL 38, 1327-1328) (Sec. V) | Imagem de Thomas B.