Jesus é reconhecido como o Messias

 

Jesus como é reconhecido como o Messias

Jesus é reconhecido como o Messias

À medida que o tempo passava, Jesus voltou as suas atenções para o círculo dos que lhe eram mais chegados, pois estes, tal como os seus inimigos, tinham dificuldade em aceitar o desafio que era lançado aos seus valores comuns. (…)

Saberiam na realidade quem Ele era? 

Por diversas vezes rejeitara ou ignorara a ânsia que mostravam em saudá-lo como o Messias

Permanecer-lhe-iam leais, quando, afinal, nenhum reino terreno fosse imposto, nenhum César ou nenhum Herodes fosse deposto?

Estariam realmente preparados para o sofrimento e as humilhações que lhes reservava o futuro?

Num dos mais comoventes episódios do Novo Testamento, Jesus tomou à parte os seus discípulos para uma conversa privada fora da Galileia, no distrito de Cesareia de Filipe.

Era talvez um dos seus primeiros encontros depois da missão dos apóstolos, pois a conversa iniciou-se no tom de um relatório de atividades.

Segundo Mateus 16,13, Jesus pergunta: "Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?" (Em Marcos 8,27 a pergunta é mais direta: "Quem dizem os homens que Eu sou?").

Estranhamente, considerando as esperanças do povo e a crença, por parte de alguns discípulos, de que ele era o libertador, ninguém chamava a Jesus o Messias.

Corriam boatos de que era João Baptista, Elias, Jeremias ou um dos outros profetas. 

Evidentemente, a maioria dos que o seguiam reconhecia que a sua doutrina se inseria na tradição profética.

A seguir, Jesus pediu a opinião dos próprios apóstolos: "E vós, quem dizeis que Eu sou?"

Segundo Mateus 16,16, Pedro respondeu imediatamente, fazendo uma breve mas eloquente profissão de fé em Jesus: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo." (O título Cristo deriva do grego que significa "ungido" e é sinónimo da designação hebraica "Messias".)

Jesus chamou a Pedro "feliz" por conhecer esta verdade, que só lhe podia ter sido revelada por Deus.

Depois, jogando com o significado do nome Pedro ("pedra"), Jesus continuou: 

"Também eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo quanto ligares na terra ficará ligado nos céus, e tudo quanto desligares na terra será desligado nos céus."

Jesus ordenou em seguida aos discípulos que, por enquanto, mantivessem secreta a sua identidade.

O que faltou na profissão de Pedro é-nos revelado nas palavras seguintes do Evangelho

"A partir desse dia, Jesus começou a fazer ver aos Seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito ... e ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar." (Mateus 16,21.).

Fonte: “Jesus no Seu tempo” (texto editado)

Sugestões: