A fauna da Bíblia

 


Numerosas passagens da Bíblia aludem a animais, cujos costumes são frequentemente citados como exemplo.

É assim que Isaías sublinha a fidelidade do boi e do burro para opô-la à ingratidão de Israel para com o seu Deus: «O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o estábulo do seu dono; mas Israel nada conhece, o meu povo nada entende.» (Isaías 1, 3.)

Quanto ao autor dos Provérbios, dá este conselho ao preguiçoso: «Vai, ó preguiçoso, ter com a formiga, observa o seu proceder e torna-te sábio.» (Provérbios 6, 6.)

Os animais domésticos, quer se trate das ovelhas ou das cabras, dos bois ou dos jumentos, ocupavam então um lugar importante na vida quotidiana.

Por outro lado, os animais selvagens, tais como os leões, os ursos ou os javalis, constituíam um perigo constante, a que os pastores estavam muito particularmente expostos quando conduziam os seus rebanhos em pastagens isoladas.

É por vezes muito difícil saber com exactidão a que tipo de animal o autor bíblico quer referir-se.

As traduções nem sempre concordam de uma versão para outra.

É assim que num versículo que citamos em baixo (Ezequiel 16, 10) se fala de sapatos de «pele de texugo», segundo a Authorized Version inglesa. Mas outras propõem o golfinho, a foca, o dugongo para traduzir o hebraico tahahs, que a Bíblia de Jerusalém traduz por «couro fino», ao passo que a versão portuguesa da Difusora Bíblica (que seguimos nesta edição do Atlas) propõe «cabedal fino».

*****

“Deus disse: «Que a terra produza seres vivos, segundo todas as espécies.» (Gn 1, 24)

O reino animal

"De três em três anos, a frota de Tarsis trazia ouro, prata, marfim, macacos e pavões.» (1 Rs 10,22)

"Sou como a coruja entre as ruínas." (Sl. 102,7)

"Rugem os leões em busca da presa, pedindo a Deus o seu alimentos." (Sl. 104, 21)

«Mas até os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas dos filhos." (Mc 7, 28)

"Fugi do recinto de Babilónia, saí da Caldeia! Sede como os cabritos à frente do rebanho." (Jer 50, 8)

"Sabes que teu pai e seus homens são valentes e estão furiosos como a ursa num bosque a quem roubaram as crias." (2 Sam 17, 8)

"Vesti-te com vestes bordadas, calcei-te sandálias de cabedal fino." (Ez 16, 10)

"Sansão afastou-se do caminho para ver o cadáver do leão. Mas eis que na boca do leão estava um enxame de abelhas e um favo de mel." (Jz 14, 8)

"Rodeiam-me touros numerosos, circundam-me animais ferozes de Basan. Abrem contra mim as suas fauces, como o leão que despedaça e ruge." (Sl 22, 13)

Fonte: "Bíblia - os caminhos de Deus" - John Rogerson (texto editado)