«Eu consagro-Me por eles, para que também eles sejam consagrados na verdade»


«Aqueles que se agarram inutilmente a vaidades perderão a misericórdia que lhes é oferecida» (Jon 2,9,LXX).

Deus é misericordioso por natureza e está pronto a salvar por clemência aqueles que não pode salvar por justiça. Nós, porém, com os nossos vícios, perdemos a misericórdia que estava preparada e se nos oferecia. [...]

Ainda que tenha sido ofendida, a Misericórdia - ou seja, o próprio Deus, pois «Deus é misericordioso e bom, paciente e cheio de compaixão» (Sl 144,8) - não abandona aqueles que se agarram a vaidades, nem os amaldiçoa; mas espera que regressem, ao passo que eles abandonam deliberadamente a misericórdia que têm diante de si. [...]

«Mas eu oferecer-Te-ei um sacrifício de louvor e de ação de graças. Cumprirei diante de Ti, Senhor, o voto que fiz, em sinal de salvação» (Jon 2,10,LXX). [...]

Devorado pelas ânsias de salvação da multidão, oferecer-Te-ei um sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecendo-me a mim próprio. Pois «Cristo, nossa Páscoa, foi imolado» (1Cor 5,7).

Pontífice verdadeiro e cordeiro, Ele ofereceu-Se por nós, e eu dou-Te graças como Ele Te deu graças, dizendo: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra» (Mt 11,25), e cumprindo os votos que fizera pela salvação de todos, a fim de que «todos aqueles que Me deste não pereçam para sempre» (cf Jo 6,39).

Vemos o que Jesus prometeu pela nossa salvação na sua Paixão. Não façamos de Jesus um mentiroso e permaneçamos puros e afastados de todo o pecado, para que Ele nos ofereça a Deus, a quem nos consagrou.

São Jerónimo (347-420), presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja | Sobre Jonas, II, 2, 9; SC 43  | Comentário a Jo 17, 11b-19 Imagem

*****

São Jerónimo (c. 345, Estridão – 30.09.420, Belém) é um dos quatro grandes Doutores da Igreja Latina.

Descendente de uma família cristã dálmata e batizado ainda muito novo, fez uma experiência monástica em Antioquia, durante dois anos, como eremita. Depois, fixou-se em Belém, num mosteiro, onde veio a falecer.

Foi teólogo, exegeta e uma personalidade cheia de contrastes. Fez a revisão latina dos Evangelhos a pedido do papa São Dâmaso. Saber mais...

Sugestões: