A purificação final ou Purgatório
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Altar das almas do PurgatórioIgreja da Conceição de Santa Cruz de Tenerife, Espanha(Foto: Koppchen) |
“Os que morrem
na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da
sua salvação eterna, sofrem depois de morte uma purificação, a fim de obterem a
santidade necessária para entrar na alegria do céu.
A Igreja chama Purgatório
a esta purificação final dos eleitos, que é absolutamente distinta do castigo
dos condenados.
A Igreja
formulou a doutrina da fé relativamente ao Purgatório sobretudo
nos concílios de
Florença e de Trento.
A Tradição
da Igreja, referindo-se a certos textos da Escritura fala dum fogo
purificador:
«Pelo que
diz respeito a certas faltas leves, deve crer-se que existe, antes do julgamento,
um fogo purificador, conforme afirma Aquele que é a verdade, quando diz que, se
alguém proferir uma blasfémia contra o Espírito Santo, isso não lhe será
perdoado nem neste século nem no século futuro (Mt 12, 32).
Desta
afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas neste mundo e
outras no mundo que há-de vir».
Esta doutrina
apoia-se também na prática da oração pelos defuntos, de que já fala a Sagrada
Escritura: «Por isso, [Judas Macabeu) pediu um sacrifício
expiatório para que os mortos fossem livres das suas faltas» (2Mac 12, 46).
Desde os
primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos, oferecendo sufrágios
em seu favor, particularmente o Sacrifício eucarístico para que, purificados,
possam chegar à visão beatífica de Deus.
A Igreja
recomenda também a esmola, as indulgências e as obras de penitência a favor dos
defuntos:
«Socorramo-los e façamos comemoração deles. Se os filhos de Job foram purificados
pelo sacrifício do seu pai, por que duvidar de que as nossas oferendas pelos
defuntos lhes levam alguma consolação? [...] Não hesitemos em socorrer os que
partiram e em oferecer por eles as nossas orações».
Fonte: Catecismo da Igreja Católica, 1030-1032 (texto editado)
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