Os Jesuítas e a devoção ao Coração de Jesus

"Sagrado Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei com que eu Vos ame cada vez mais!"

Ao longo da sua história, os Jesuítas aprofundaram e deram a conhecer a devoção ao Coração de Jesus.

Isto não é surpreendente, se se conhecer os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loiola, pois estes promovem um conhecimento interno de Cristo que culmina na "Contemplação para alcançar o amor" e "em tudo amar e servir".

Poucos sabem que a Companhia de Jesus escolheu o Apostolado da Oração - agora Rede Mundial de Oração do Papa - como meio privilegiado para promover a devoção ao Coração de Cristo.

Um pouco de história

Em 1883 os Padres Jesuítas declararam:

"que a Companhia de Jesus aceita e recebe com um espírito transbordante de alegria e gratidão o suave encargo (munus suavissimum) que lhe foi confiado por Nosso Senhor Jesus Cristo para praticar, promover e propagar a devoção ao seu diviníssimo Coração”.

Em Dezembro de 1871, o P. Beckx SJ, Superior Geral dos Jesuítas, consagrou a Companhia ao Sagrado Coração de Jesus.

Em 1896, o P. Louis Martin SJ, Superior Geral da Companhia de Jesus (1892-1906) aceita ser o Diretor Geral do Apostolado da Oração, como foi solicitado pela Sagrada Congregação dos Bispos e Regulares.

Em 1915, a 26ª Congregação Geral dos Jesuítas vinculou a promoção da devoção ao Coração de Cristo com o desenvolvimento do Apostolado da Oração.

Em 1972 P. Pedro Arrupe SJ, Superior Geral da Companhia de Jesus (1907-1991), cem anos depois do Padre Beckx SJ, consagrou a Companhia ao Coração de Cristo.

O Papa João Paulo II, em 1986, confirmou a Companhia de Jesus na missão que recebeu do próprio Cristo, de difundir a devoção ao seu Divino Coração, e também través do meio privilegiado que escolheu para levar a cabo esta missão, nomeadamente, o Apostolado da Oração.

O P. Adolfo Nicolás SJ, Superior Geral de 2008 a 2016, promoveu a recriação do Apostolado da Oração e assim atualizou o seu fundamento espiritual, a devoção ao Coração de Cristo.

Em 2018, o Papa Francisco instituiu a Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) como Obra Pontifícia para sublinhar o carácter universal desta missão.

Após 10 anos de recriação esta Fundação do Vaticano propõe, de acordo com o desejo de S. João Paulo II, a devoção ao Coração de Cristo de um modo renovado.

A Rede Mundial de Oração do Papa

A Rede Mundial de Oração do Papa entra hoje na dinâmica do Coração de Jesus através do seu itinerário espiritual chamado O Caminho do Coração.

Este itinerário é uma atualização da devoção ao Coração de Cristo para os dias de hoje.

É uma apresentação coerente do tesouro espiritual do Apostolado da Oração, à luz dos Exercícios Espirituais.

Conduz o nosso coração o mais próximo possível do Coração de Cristo, tornando-nos disponíveis para a sua missão, uma missão de compaixão pelo mundo.

P. Frédéric Fornos SJ - Diretor Internacional

Fonte: Click To Pray (texto editado e adaptado)

Sugestões: