"Eu sou menos exigente", diz Deus

 

Charles Péguy canta assim num poema a ternura e a compreensão do nosso Deus.

Os fariseus querem que os outros sejam perfeitos,
Exigem-no.
Não sabem falar de outra coisa.

Mas Eu sou menos exigente, diz Deus.
Porque Eu sei bem o que é a perfeição
    e não a exijo tanto aos homens.

Precisamente porque Eu sou perfeito
    e não há em Mim mais do que perfeição,
    não sou exigente como os fariseus.

Sou menos exigente. Sou o Santo dos santos
    e sei o que é ser santo, o que custa, o que vale.

São os fariseus que querem a perfeição.
Para os outros.
Consideram que os outros são sempre indignos,
    consideram indigno o mundo inteiro.

Mas Eu, diz Deus, Eu sou menos difícil.
E considero que um bom cristão,
    um bom pecador da comum espécie,
    é digno de ser meu filho e de reclinar a sua cabeça
    sobre o meu ombro.

Charles Péguy

Fonte: "Almanaque Boa Nova" 2008 | Imagem

Sugestões: