Apresentação da Virgem Santa Maria - 21 de novembro

Apresentação da Virgem Santa Maria - 21 de novembro


No dia seguinte à dedicação da basílica de santa Maria a Nova, no ano 543, construída junto ao muro do antigo templo de Jerusalém, celebra-se a dedicação – Apresentação da Virgem santa Maria – que a Mãe de Deus fez de si mesma, desde a infância, movida pelo Espírito Santo, que a encheu de graça na sua ImaculadaConceição.

Esta memória está relacionada com uma piedosa tradição atestada pelo evangelho apócrifo de Tiago.

Remonta ao século VI no Oriente e ao século XIV no Ocidente.

A memória da apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria tem importância, não só porque nela é comemorado um dos mistérios da vida daquela que Deus escolheu como Mãe do seu Filho e como Mãe da Igreja, nem só porque nesta apresentação de Maria se recorda a apresentação de Cristo (ou, melhor, de todos os cristãos) ao Pai celeste, mas também porque ela constitui um gesto concreto de ecumenismo, de diálogo com os nossos irmãos do Oriente.

Isto ressalta quer da nota de comentário dos redatores do novo calendário, quer da nota da Liturgia das Horas, que diz: "Neste dia da dedicação (543) da Igreja de Nossa Senhora, construída junto ao templo de Jerusalém, celebramos, juntamente com os cristãos do Oriente, aquela dedicação que Maria fez de si mesma a Deus, logo desde a infância, movida pelo Espírito Santo, de cuja graça tinha sido repleta na sua Imaculada Conceição." (1)

*****

Acreditou pela fé e concebeu pela fé

Peço-vos que repareis no que diz o Senhor ao estender a mão para os seus discípulos: Estes são minha mãe e meus irmãos e Quem fizer a vontade de meu Pai, que Me enviou, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Porventura não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que acreditou pela fé e concebeu pela fé, que foi escolhida para que d’Ela nascesse a salvação entre os homens e que foi criada por Cristo antes de Cristo ter sido criado n’Ela?

Maria cumpriu, e cumpriu perfeitamente, a vontade do Pai; e, por isso, Maria tem mais mérito por ter sido discípula de Cristo do que por ter sido mãe de Cristo; mais ditosa é Maria por ter sido discípula de Cristo do que por ter sido mãe de Cristo.

Portanto, Maria era bem-aventurada, porque, antes de dar à luz o Mestre, trouxe O no seio.

Vê se não é como digo.

Passava o Senhor, acompanhado da multidão e fazendo milagres divinos.

E uma mulher exclamou: Bem-aventurado o ventre que Te trouxe. Ditoso o ventre que Te trouxe.

E o Senhor, para que se não buscasse a felicidade na natureza material da carne, que respondeu? Mais felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.

Por isso também Maria era feliz porque ouviu a palavra de Deus e a pôs em prática; guardou mais a verdade de Cristo na sua mente do que o corpo de Cristo no seu seio.

Cristo é verdade; Cristo é carne. Cristo é verdade no espírito de Maria, Cristo é carne no seio de Maria; é mais o que está no espírito do que o que se traz no seio.

Maria é santa, Maria é bem-aventurada.

Mas é mais importante a Igreja do que a Virgem Maria. Porquê?

Porque Maria é uma parte da Igreja, membro santo, membro excelente, membro supereminente, mas apesar disso membro do corpo total.

Se é membro do corpo, é certamente mais o corpo do que o membro.

A cabeça é o Senhor, e Cristo total é a cabeça e o corpo.

Que mais direi? Temos no corpo da Igreja uma cabeça divina, temos a Deus por cabeça.

Reparai portanto em vós mesmos, irmãos caríssimos. Também vós sois membros de Cristo, também vós sois corpo de Cristo.

Vede como o sois, quando Ele diz: Eis minha mãe e meus irmãos.

Como sereis mãe de Cristo?

Todo aquele que ouve e pratica a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Quando diz «irmãos» e «irmãs», fala evidentemente da mesma e única herança.

É uma só, na verdade, a herança. Por isso, a misericórdia de Cristo, que sendo único não quis ficar só, fez de nós herdeiros do Pai e herdeiros consigo.”

Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo (Sermo 25, 7-8: PL 46, 937-938)

Fontes: (1) S N Liturgia + Evangelho Quotidiano

Sugestões: