Extraordinário testemunho duma idosa sobre o Terço

Extraordinário testemunho duma idosa sobre o Terço


Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, Tia Joana, conhecida por toda a vizinhança, foi vender as suas verduras na casa de um protestante e perdeu o terço no jardim dele.

Passado alguns dias, Joana voltou novamente àquela casa. O protestante veio logo troçar de Tia Joana dizendo: "Você perdeu o seu Deus?”...

Ela humildemente respondeu: "Eu? Perder o meu Deus?? Nunca!!"...

O Protestante pegou então no terço e disse: "Não é este o seu Deus?"...

Tia Joana respondeu: "Graças a Deus o senhor encontrou o meu terço. Muito obrigada"...

Então, o protestante disse: “Porque é que você não troca este cordão com sementinha pela bíblia”?

Tia Joana respondeu-lhe: “Por que a bíblia não sei ler e com o terço eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no coração"...

O Protestante insiste: "Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?...

Tia Joana pegando no terço respondeu: “Posso sim. Quando pego na cruz, lembro-me que o Filho de Deus deu todo o Seu sangue na cruz para salvar a humanidade.

Esta primeira contra grossa lembra-me que há um só Deus omnipotente. Estas três contas pequenas lembram-me as três Pessoas da Santíssima Trindade “Pai, Filho, Espírito Santo”.

Esta conta grossa faz-me lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai Nosso.

O terço tem cinco mistérios que fazem as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na Cruz, e cada mistério tem dez Ave-Marias que me fazem lembrar os dez mandamentos que o Senhor mesmo escreveu nas tábuas de Moisés.

O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos e cinco Gloriosos.

De manha, quando me levanto, para iniciar a luta do dia eu rezo os mistérios gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria de Nazaré.

Ao meio dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho, rezo os mistérios dolorosos, a dura caminhada de Jesus ate ao calvário.

Quando chega o fim do dia, com as lutas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a salvação.

E agora, diga-me: onde esta a idolatria?

O protestante, depois de ouvir tudo isso, disse:

"Eu não sabia disso. Ensine-me, Tia Joana, a rezar o Terço”. (1)

Nota: “No dia 16 de outubro de 2002, foi divulgada a Carta Apostólica do Papa João Paulo IIRosarium Virginis Mariae”, sobre o Rosário da Virgem Maria, onde o Santo Pontífice presenteou a Igreja com mais cinco momentos significativos da vida de Cristo: os mistérios luminosos.

Passando da infância e da vida de Nazaré à vida pública de Jesus, a contemplação nos leva aos mistérios de Cristo e à luz. Ele é ‘a luz do mundo’. Mas esta dimensão se manifesta sobretudo nos anos da vida pública, quando anuncia o Evangelho do Reino. Desejando indicar à comunidade cristã cinco momentos significativos - mistérios “luminosos” - desta fase da vida de Cristo, penso que se possam assinalar:

- 1º - o seu Batismo no Jordão;

- 2º - a sua auto-revelação nas bodas de Caná;

- 3º - o seu anúncio do Reino de Deus convidando a conversão;

- 4º - a sua transfiguração;

- 5º - a instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal”,

expunha São João Paulo II na Carta Apostólica.” (2)

 (1)  Testemunho verídico enviado por A.R.S, Esperança - PB. Transcrito do Informativo "Ecos de Fátima", nº 14 , janeiro de 1998. (texto retirado do FB, editado e adaptado) | Imagem

(2) Fonte