Que a comunhão do vosso corpo e sangue me guarde para a vida eterna

Que a comunhão do vosso corpo e sangue me guarde para a vida eterna

“Para a receção da comunhão do corpo e do sangue vivificantes do Cordeiro imaculado, Jesus Cristo, diz:

Que o teu corpo venerável e o teu sangue precioso, meu Senhor Jesus Cristo, guardem o meu corpo e a minha alma para a vida eterna. Que a tua paz esteja comigo.

Que eu receba para sempre em Ti, ó Jesus, paz verdadeira, paz sobre paz, a fim de que, por Ti, chegue àquela paz que ultrapassa todo o sentimento, na qual, feliz, Te verei em Ti, por toda a eternidade.

Nesta comunhão, deseja que toda a tua vida seja escondida com Cristo em Deus, e que a hora da tua morte te encontre plenamente consumida nele:

Ó doce Hóspede da minha alma, meu Jesus cordialmente amado, que a tua suave receção seja para mim hoje ocasião de remissão de todos os meus pecados, de reparação de todas as minhas negligências e de recuperação de toda a minha vida perdida.

Que ela seja para mim salvação eterna, cura da alma e do corpo, abrasamento de amor, renovação de virtude e inclusão da minha vida em ti por toda a eternidade.

Que ela opere em mim a liberdade do espírito, a santidade da vida, a dignidade dos costumes; que ela seja para mim o escudo da paciência, a insígnia da humildade, o apoio da confiança, o consolo na tristeza, o socorro para a perseverança.

Que ela seja para mim a armadura da fé, a firmeza da esperança, a perfeição da caridade, o cumprimento dos teus mandamentos, a renovação do espírito, a santificação na verdade (Jo 17,17) e a consumação de toda a religião.

Que ela seja para mim uma fonte de virtudes, o crescimento de todo o bem e o testemunho eterno do teu amor.

Assim, no final da minha vida, liberta das misérias desta vida, tomarei, cheia de alegria, lugar no teu festim para toda a eternidade e rejubilarei com as riquezas do teu amor, como a esposa se alegra com as delícias do seu rei. Ámen.”

Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301), monja beneditina | Exercícios I, SC 127 | Imagem de Robert Cheaib