São Tomás Becket, bispo e mártir

Assassinato de São Tomás Becket na catedral de Canterbury


"Becket ou a honra de Deus"

A autoridade do Papa teve muitas ocasiões para se exercer no Ocidente. 

E a épica luta que opõe Henrique II Plantageneta a Tomás Becket serve para manifestar com força essa autoridade.

Foi um célebre duelo, ilustrativo da oposição entre uma sociedade ainda fortemente marcada pelo feudalismo e uma Igreja que, salvando sua autonomia, pretendia proteger a liberdade do homem.

Cumulado de todos os dons, Tomás Becket fora, aos trinta e sete anos, chanceler de seu amigo Henrique da Inglaterra.

Em 1162, esperando controlar mais eficazmente a ação da Igreja inglesa, o rei provoca a ascensão de Tomás à sede de Canterbury

Mas sua expectativa não se confirmou, pois, abandonando o seu aliado real, Tomás dá aos seus clérigos e ao seu povo o exemplo de uma vida verdadeiramente evangélica.

Não se pode servir a dois senhores

Renuncia inclusive à chancelaria, considerando que um bispo não podia ser, ao mesmo tempo, ministro e pastor; esse abandono enfureceu o rei.

Ainda mais que, na reunião de Clarendon (1164), tendo Henrique II pretendido subordinar a justiça real e ligar o episcopado britânico à realeza anjevina, Tomás protesta com eloquência; ameaçado de prisão, ele foge para a França, onde Alexandre III assume a causa do primaz da Inglaterra e condenou as decisões de Clarendon.

Inquieto com as ameaças do Papa, Henrique II acabou por se reconciliar com Tomás, que retorna à Inglaterra, mas comete o erro de ditar bulas de suspensão contra seus opositores.

O rei, que estava na Normandia, deixa-se convencer por vários prelados suspensos e deixa escapar certas palavras de cólera, talvez estas: "Não haverá ninguém para me livrar desse clérigo ultracioso?".

Assassinado e logo canonizado

Encontram-se então cavaleiros para abater com seus gládios, na catedral, o arcebispo de Canterbury (29 de dezembro de 1170), que logo a opinião pública passa a considerar como um mártir.

Em 25 de janeiro de 1171, Alexandre III lançava o interdito sobre a Inglaterra; em 1172, canonizou Tomás Becket; e, embora protestando inocência, Henrique II teve que se submeter a uma duríssima penitência pública.

A época já não permitia mais que se levantasse impunemente a mão contra a pessoa de um clérigo. Todo o Ocidente acabara por aceitar a cristandade. (1)

A Igreja Católica celebra a sua memória litúrgica no dia 29 de dezembro.

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Não recebe a coroa senão quem combate segundo as regras

Se nos preocupamos por ser o que devemos ser e queremos conhecer o significado do nosso nome – bispos e pontífices – temos necessidade de considerar e imitar com solicitude as pegadas d’Aquele que, constituído por Deus sumo sacerdote eterno, Se ofereceu por nós ao Pai no altar da cruz, e que do alto do Céu observa atentamente todas as nossas obras e intenções, para dar a cada um o que merecemos.

Nós fazemos as suas vezes na terra, conseguimos a glória do nome e a honra da dignidade e possuímos temporalmente o fruto dos trabalhos espirituais; sucedemos aos Apóstolos e aos varões apostólicos na mais alta responsabilidade das Igrejas, para que por meio do nosso ministério seja destruído o poder do pecado e da morte e para que a casa de Cristo, edificada na fé e no progresso das virtudes, cresça até formar um templo santo no Senhor.

É certamente grande o número dos bispos. No dia da nossa consagração prometemos ser solícitos e diligentes no dever de ensinar e governar, assim o professamos cada dia com as nossas palavras; queira Deus que a fidelidade prometida se confirme pelo testemunho das obras. A messe é abundante; e para a ceifar e armazenar no celeiro do Senhor não bastaria nem um nem poucos bispos.

Quem se atreve a duvidar que a Igreja de Roma é a cabeça de todas as Igrejas e a fonte da doutrina católica? Quem ignora que as chaves do reino dos Céus foram entregues a Pedro? Porventura não é verdade que a estrutura de toda a Igreja se edifica sobre a fé e a doutrina de Pedro, até que cheguemos todos ao estado de homem perfeito, na unidade da fé e no conhecimento do Filho de Deus?

É preciso que sejam muitos os que plantam, muitos os que regam, porque o progresso da pregação e o crescimento dos povos o exigem. Se o povo do Antigo Testamento, que tinha um só altar, precisava de muitos servidores, com maior razão agora, com a afluência inumerável dos gentios, – a quem, para suas oferendas não bastaria toda a madeira do Líbano, e para seus holocaustos não chegariam todos os animais do Líbano e nem sequer os animais de toda a Judeia, – serão necessários muitos ministros.

Seja quem for o que planta e o que rega, Deus não dá o crescimento senão àquele que planta e rega sobre a fé de Pedro e segue a sua doutrina.

É Pedro quem há-de pronunciar-se sobre as causas mais graves, que devem ser examinadas pelo Pontífice Romano e pelos magistrados da santa mãe Igreja por ele designados, pois enquanto participam da sua solicitude exercem o poder que ele lhes confia.

Recordai, finalmente, como se salvaram os nossos pais, de que modo e em meio de quantas tribulações foi crescendo a Igreja; de quantas tempestades saiu incólume a barca de Pedro que tem Cristo como timoneiro; como os nossos antepassados receberam a sua recompensa e como a sua fé se mostrou mais brilhante no meio da tribulação.

Este foi o destino de todos os Santos, para que se cumpra aquela palavra: não recebe a coroa senão quem combate segundo as regras.

Das cartas de São Tomás Becket, bispo (Epist. 74: PL 190, 533-536) (séc. XII) (2)

Fontes: (1) “História da Igreja”, Pierre Pierrard (texto editado) | (2) | Imagem

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