São Bento de Núrsia e a Regra Beneditina

São Bento de Núrsia, padroeiro da Europa

São Bento de Núrsia, padroeiro da Europa

Nascido em Núrsia, perto de Roma, no ano 480, numa família nobre, São Bento funda ao mesmo tempo o Mosteiro de Monte Cassino e a Ordem Beneditina.

Deste modo, o monaquismo ocidental adquire pela primeira vez uma organização funcional.

A regra monástica beneditina, a Regula Sancti Benedicti, é uma «obra maravilhosa e harmoniosa de excepcional clareza e adaptabilidade, repleta de temperança romana... talvez o último tributo esplendoroso do espírito romano à Idade Média despontante» (Lortz).

O seu princípio elementar «ora et labora» formula de maneira esquemática a vida activa e contemplativa. 1

São Bento faleceu a 21 de março de 547.

Foi canonizado pelo papa Honório III em 1220.

Em 1964, o papa Paulo VI declarou-o padroeiro da Europa.

Igreja Católica celebra a sua memória litúrgica no dia 11 de Julho.

A Regras de São Bento

Obra fundamental de São Bento é a Regra que, constando de uma introdução ou prólogo e de 73 capítulos, sintetiza o itinerário espiritual de conversão a Deus por meio da obediência, tendo Cristo como guia cujo amor deve estar acima de toda coisa.

É notável a insistência sobre a humildade, da qual provém a disponibilidade total em conformar a própria vontade com a de Deus.

A comunidade dos monges, no ideal de São Bento, fundamenta-se na autoridade do abade. Com efeito, os monges se submetem a ele, vinculados pelo voto de estabilidade no próprio mosteiro.

Na espiritualidade beneditina são essenciais:

- a celebração do Ofício Divino e da Eucaristia,

- e a síntese equilibrada entre oração e trabalho, sobretudo o manual, e também o intelectual, centrado na leitura dos textos sagrados.

As fontes da Regra beneditina podem ser identificadas, antes de mais nada, na Escritura e, depois, em São Pacómio, em São Basílio, na Vitae Patrum, em Santo Agostinho, Cassiano, etc.

Permanece ainda aberta a questão muito discutida sobre a relação entre a Regra beneditina e a Regula Magistri, a qual, segundo a opinião tradicional, lhe seria posterior, ao passo que vários estudiosos a consideram, ao contrário, anterior à primeira.

O mérito principal da Regra de São Bento parece consistir, sobretudo, no fato de ter realizado uma síntese completa das experiências monásticas precedentes, manifestando grande sabedoria, moderação e equilíbrio na organização da vida cenobítica. 2

Ordem Beneditina

A ordem deixa de ser mendicante, pela primeira vez, instalando-se na sua casa-mãe; quer dizer, já não depende exclusivamente das esmolas piedosas que os monges recolhem.

Cultivam-se com idêntica assiduidade a ciência e a agricultura, ainda que subordinadas ambas ao culto divino; rejeita-se rotundamente o ascetismo hiperbólico.

Obediência ao abade, representante de Deus no mosteiro, é sua lei suprema, de par
com o apego inquebrantável à própria comunidade monástica (dantes, permitia-se a transferência de um mosteiro para outro). 1

Fontes: 1 História Universal Comparada – IV (texto editado, adaptado e aumentado) 2 texto editado e adaptado