São Bento de Núrsia e a Regra Beneditina
São Bento de Núrsia, padroeiro da Europa
Nascido em
Núrsia, perto de Roma, no ano 480, numa família nobre, São Bento funda ao mesmo
tempo o Mosteiro de Monte Cassino e a Ordem Beneditina.
Deste modo,
o monaquismo ocidental adquire pela primeira vez uma organização funcional.
A regra
monástica beneditina, a Regula Sancti Benedicti, é uma «obra
maravilhosa e harmoniosa de excepcional clareza e adaptabilidade, repleta de
temperança romana... talvez o último tributo esplendoroso do espírito romano à Idade
Média despontante» (Lortz).
O seu
princípio elementar «ora et labora» formula de maneira esquemática a vida
activa e contemplativa. 1
São Bento faleceu a 21 de março de 547.
Foi canonizado pelo papa Honório III em 1220.
Em 1964, o papa Paulo VI declarou-o padroeiro da Europa.
A Igreja Católica celebra a sua memória litúrgica no dia 11 de Julho.
A Regras de São Bento
Obra
fundamental de São Bento é a Regra que, constando de uma introdução ou prólogo
e de 73 capítulos, sintetiza o itinerário espiritual de conversão a Deus por
meio da obediência, tendo Cristo como guia cujo amor deve estar acima de toda
coisa.
É notável
a insistência sobre a humildade, da qual provém a disponibilidade total em
conformar a própria vontade com a de Deus.
A
comunidade dos monges, no ideal de São Bento, fundamenta-se na autoridade do
abade. Com efeito, os monges se submetem a ele, vinculados pelo voto de estabilidade
no próprio mosteiro.
Na
espiritualidade beneditina são essenciais:
- a
celebração do Ofício Divino e da Eucaristia,
- e a
síntese equilibrada entre oração e trabalho, sobretudo o manual, e também o
intelectual, centrado na leitura dos textos sagrados.
As fontes
da Regra beneditina podem ser identificadas, antes de mais nada, na
Escritura e, depois, em São Pacómio, em São Basílio, na Vitae
Patrum, em Santo Agostinho, Cassiano, etc.
Permanece
ainda aberta a questão muito discutida sobre a relação entre a Regra
beneditina e a Regula Magistri, a qual, segundo a opinião tradicional, lhe
seria posterior, ao passo que vários estudiosos a consideram, ao contrário,
anterior à primeira.
O mérito
principal da Regra de São Bento parece consistir, sobretudo, no fato de
ter realizado uma síntese completa das experiências monásticas precedentes,
manifestando grande sabedoria, moderação e equilíbrio na organização da vida
cenobítica. 2
Ordem
Beneditina
A ordem
deixa de ser mendicante, pela primeira vez, instalando-se na sua casa-mãe; quer
dizer, já não depende exclusivamente das esmolas piedosas que os monges
recolhem.
Cultivam-se
com idêntica assiduidade a ciência e a agricultura, ainda que subordinadas
ambas ao culto divino; rejeita-se rotundamente o ascetismo hiperbólico.
Obediência
ao abade, representante de Deus no mosteiro, é sua lei suprema, de par
com o apego inquebrantável à própria comunidade monástica (dantes, permitia-se
a transferência de um mosteiro para outro). 1