Belém | Os lugares bíblicos na Terra Santa

 

A cidade de Belém, onde nasceu Jesus Cristo

Belém

Aldeia judaica nas colinas a sul de Jerusalém, Belém já era sagrada para os Judeus séculos antes de Jesus ali nascer.

O túmulo de Raquel, mulher de Jacob e mãe de José e Benjamim, fica ali situado.

Foi lá que Rute viveu com o seu marido, Booz, lá nasceu David, descendente destes, e lá ele foi ungido rei de Israel.

No século VIII a. C., o profeta Miqueias proclamou que um novo rei nasceria em Belém, um descendente de David que devolveria aos Hebreus a sua primitiva glória depois de terem sofrido a humilhação e o exílio.

«Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre as famílias de Judá,
é de ti que me há-de sair
aquele que governará em Israel.
As suas origens remontam aos tempos antigos,
aos dias de um passado longínquo.
» (Miq 5,1)

Setecentos anos depois, muitos judeus ainda tomavam a profecia a sério - entre eles, segundo Mateus, Herodes, o Grande, que, ao saber pelos magos que nascera o Messias, ordenou a execução de todos os meninos varões da região de Belém com menos de 2 anos.

«Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos magos. Cumpriu-se, então, o que o profeta Jeremias dissera:

Ouviu-se uma voz em Ramá,
uma lamentação e um grande pranto:
É Raquel que chora os seus filhos
e não quer ser consolada,
porque já não existem
.» (Mt 2,16-18)

O mais imponente edifício de Belém é a Igreja da Natividade, construída sobre a gruta que, pelo menos desde o século II, é o local tradicional do nascimento de Jesus.

No século IV, o grande estudioso Jerónimo residiu ali, onde completou a tradução latina da Bíblia que ainda hoje constitui um texto aceite pela Igreja Católica Romana.



A cidade de Belém vista à distância através de um olival.

Chamada Efrata no livro do Génesis, Belém tem sido permanentemente habitada há cerca de 33 séculos. O nome Bet-lehem é habitualmente traduzido por Casa do Pão.

Foi o berço de David, antepassado de José que estabeleceu o seu reino por volta de 1000 a. C.

Todos os anos, na noite de Natal, os peregrinos juntam-se nos campos do largo vale a leste da cidade para celebrar o nascimento de Jesus.

Fonte: “Jesus no Seu tempo” (texto editado e adaptado -  As citações bíblicas foram acrescentadas ao texto inicial) | Imagem