São João Evangelista, irmão de Tiago e filho de Zebedeu

 

João Evangelista (Evangelhos de Lindisfarne, datados de cerca de 698)

JOÃO (abreviatura do hebraico: Johanan; grego: Ioannes) – “Javé foi compassivo/mostra favor

João e o seu irmão, Tiago, filhos de Zebedeu, contavam-se entre os primeiros discípulos chamados por Jesus.

Juntamente com Pedro, estes três pescadores formaram um círculo íntimo de homens que testemunharam eventos não partilhados pelos outros apóstolos, incluindo a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração e a oração de Jesus no jardim do Getsémani.

Segundo o Evangelho de Lucas, foram João e Pedro os discípulos enviados a preparar a refeição da Páscoa (Última Ceia), na véspera da crucifixão de Jesus.

Os irmãos Boanerges

Referindo-se aparentemente aos seus temperamentos fogosos, Jesus chamava aos dois irmãos Boanerges, o que quer dizer, «filhos do trovão» (Mc 3, 17).

Confirmando a sua alcunha, João dissera uma vez a Jesus: «Mestre, vimos alguém que não nos segue, expulsando demónios em teu nome, e impedimo-lo, porque não nos seguia» (Mc 9, 38).

Ele e Tiago também pediram autorização para castigar os Samaritanos com fogo vindo do céu, pela sua falta de hospitalidade para com Jesus.

Mais tarde, instaram com Jesus para lhes dar lugares de honra no reino que estava para vir, pedido esse que excitou, compreensivelmente, a ira dos outros apóstolos.

Embora o seu irmão Tiago fosse o primeiro apóstolo a ser martirizado, João continuou durante algum tempo como líder proeminente da igreja cristã primitiva.

Paulo refere João como uma das «colunas» (Gl 2, 9) da Igreja de Jerusalém, ao lado de Pedro e Tiago, o “irmão” de Jesus.

A sua proeminência também está registada no livro dos Actos, onde se diz ter acompanhado Pedro em missões importantes.

Em certa ocasião, curaram um aleijado, provocando assim a oposição por parte das autoridades judaicas.

Noutra ocasião, foram enviados para a Samaria, a fim de transmitir o Espírito Santo àqueles que tinham «recebido a Palavra de Deus» (Act 8, 14).

Autor do 4º Evangelho, de 3 Cartas e do Apocalipse

A tradição da Igreja identifica João como autor do quarto evangelho e das três cartas de João, obras de estilo literário e doutrina semelhantes, bem como do livro do Apocalipse.

Contudo, muitos estudiosos consideram improvável que João tenha escrito seja o que for, visto ser conhecido como homem iletrado.

A tradição identifica ainda João com a figura que no Evangelho de João é designado por o discípulo amado.

O destino de João é desconhecido. Algumas tradições afirmam que ele viveu até idade avançada em Éfeso; outras, que foi martirizado ainda jovem, tal como acontecera ao seu irmão.

O discípulo amado

Uma das figuras mais enigmáticas do Novo Testamento é o discípulo, cujo nome não se menciona, que aparece unicamente no Evangelho segundo S. João e desempenha papel importante nos últimos acontecimentos da história de Jesus.

É apresentado na Última Ceia: «Ora um dos discípulos, aquele que Jesus amava, estava à mesa junto do peito de Jesus» (Jo 13, 23).

O discípulo amado aparece depois junto à mãe de Jesus no sítio da crucifixão. Da cruz, Jesus disse a sua mãe: «Mulher, eis aí o teu filho» e ao discípulo: «Eis aí a tua mãe». E o Evangelho acrescenta: «E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa.» (Jo 19, 26-27.)

Assim que Maria Madalena contou que o túmulo de Jesus estava vazio, o discípulo amado correu ao sepulcro com Pedro e, vendo, acreditou o primeiro a aceitar a ressurreição de Jesus.

Mais tarde, o discípulo amado encontrava-se no grupo que foi pescar com Pedro na Galileia. Quando Jesus apareceu na praia, o discípulo amado foi o primeiro a reconhecê-lo.

Desde o século II, a tradição identifica o discípulo amado como o apóstolo João, filho de Zebedeu, e atribui-lhe o quarto evangelho.

Alguns estudiosos crêem que a tradição é parcial ou totalmente correcta; outros, porém, não acham provável que o autor se arrogasse tão elogioso título e fazem notar que o evangelho retrata o discípulo amado como um homem com residência e conhecimentos em redor de Jerusalém, e não como um pescador galileu, como João.

Jesus e o discípulo amado (escultura de madeira policromada, século XIV)


Fonte: “Grandes Personagens da Bíblia” – Dicionário Biográfico Ilustrado (texto editado e adaptado)