Cafarnaum – Lugares bíblicos na Terra Santa

 

As escavações em Cafarnaum revelaram uma cidade organizada em quarteirões de casas particulares com alguns edifícios públicos pelo meio. No lado esquerdo da fotografia, vêem-se os restos de uma igreja octogonal do século V que cobrem os vestígios da habitação do século I aqui apresentada. À direita, encontra-se uma sinagoga do século IV, de calcário. Debaixo desta foram descobertos os vestígios de uma construção do século I que era possivelmente a mais antiga sinagoga de Cafarnaum.

Cafarnaum

Foi a terra onde Jesus habitou durante o seu ministério na Galileia.

Situada na margem noroeste do lago de Tiberíades, perto da estrada principal de Damasco para o Egipto, rodeada pelos vales viçosos e férteis que tornam a região tão famosa, Cafarnaum era a mais importante povoação da região.

Era uma comunidade de pescadores, lavradores e pequenos comerciantes.

As referências do Novo Testamento a um centurião e a publicanos de Cafarnaum sugerem que a vila pode ter tido uma guarnição de soldados romanos e uma alfândega, provavelmente por ficar perto da fronteira entre o território de Herodes Antipas e a região para leste, sob o domínio do seu irmão Herodes Filipe.

Cafarnaum era certamente maior e mais mundana que a sua vizinha Nazaré rural, onde Jesus cresceu.

Durante muitos anos, os estudiosos discutiram a localização exacta de Cafarnaum.

Recentemente, concorda-se em geral que se trata da moderna Tell Hum, onde foram encontradas ruínas de uma grande sinagoga, profusamente ornamentada e presumivelmente do século II ou III.

Os povos do mundo antigo construíam muitas vezes novos templos no sítio dos antigos, e pode ser que estas ruínas se encontrem no sítio de uma antiga sinagoga onde Jesus pregou.

Ali perto, sob as ruinas de uma igreja do século V, os arqueólogos escavaram o que pensam ter sido a casa do apóstolo Pedro onde Jesus ficou enquanto esteve na cidade.

Casa do século I

Uma casa de pescadores em Cafarnaum, tal como aquela onde vivia o apóstolo Pedro, era provavelmente semelhante à habitação mostrada abaixo.

Era construída de pedra assente a seco e o exterior rebocado com argila e cal.

A casa era relativamente imune ao calor do Verão e às chuvas de Inverno, embora o telhado de toros de madeira e caniços, revestidos de uma espessa camada de argila, necessitasse de cuidados constantes.

Um portão dava acesso directo da rua para um pátio interior onde existia um forno para cozinhar e cozer o pão. Para a esquerda, estava a entrada das áreas de estar, comer e dormir.

As principais fontes de luz destes espaços eram a porta, mantida aberta, e algumas pequenas janelas bastante elevadas, sob os beirais.

O mobiliário era muito simples e as pessoas dormiam no chão em esteiras de palha.

Um outro acesso da rua dava para a peixaria, onde se vendia o produto da faina diária, e havia outras divisões para arrumação e trabalho.

No pátio aberto das traseiras guardavam-se burros, cabras e ovelhas; estas últimas eram fonte de lacticínios e a sua lã era utilizada em vestuário e tapetes.

Casa de pescadores em Cafarnaum

Fonte: "Jesus no Seu tempo"