Nazaré – Lugares bíblicos da Terra Santa

Nazaré


Nazaré

"De Nazaré pode vir alguma coisa boa?", perguntou Natanael, segundo João 1,46, quando foi convidado a juntar-se aos discípulos de Jesus.

A pergunta, parecendo embora arrogante e mesquinha, não foi totalmente despropositada, porque esta aldeia da Galileia, onde José trabalhou como carpinteiro, onde Maria recebeu o anúncio de que seria a virgem-mãe de Deus e onde Jesus se fez homem, era, na realidade, notoriamente insignificante.

Embora existisse certamente antes do nascimento de Jesus, Nazaré não é mencionada por nenhum dos antigos escritores anteriores aos evangelistas.

Fora da literatura cristã não há menção dela antes de 135.

A Nazaré da juventude de Jesus era uma aldeia isolada e tranquila, agarrada a uma colina abrigada no sopé dos montes da Baixa Galileia.

Não a atravessavam estradas importantes, e parece ter sido uma aldeia dependente de outras povoações mais importantes como Jafia, Quislot, junto ao Tabor, e Séforis.

Certos estudiosos especulam que o nome Nazaré deriva do hebraico que significa "o lugar de sentinela", sugerindo que a aldeia não era mais que um posto avançado de uma cidade próxima.

O seu desenvolvimento foi impedido, além do mais, por um parco abastecimento de água. Possuía uma única nascente, que os aldeões provavelmente complementaram cavando cisternas no calcário macio da encosta.

Apesar de tudo, Nazaré era um lugar esplêndido para nele crescer, particularmente, uma criança imaginativa e com o sentido da tradição do seu povo.

Os montes vizinhos dominam uma paisagem rica de história.

Para sul, fica a planície de Esdrelon, cenário da derrota do rei Josias em Meguido e da luta dos Macabeus pela liberdade;

mais a sul, fica o monte de Guilboa, onde o rei Saul foi derrotado pelos Filisteus;

para leste, é o vale do Jordão,

e, para nordeste, o lago de Tiberíades;

para oeste, o monte Carmelo e o Mediterrâneo.

O ministério de Jesus em Nazaré foi curto e decididamente ineficaz, provocando a sua observação de que ninguém é venerado na sua própria terra.

Segundo Lucas, depois de um dos seus sermões, os ouvintes encolerizaram-se de tal modo que o arrastaram para o topo do monte da aldeia e tentaram atirá-lo abaixo do precipício.

Jesus em Nazaré (Mt 13,54-58; Mc 6, 1-6; Jo 4,44)

“16Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler.

17Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito:

18*«O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres;
enviou-me a proclamar a libertação aos cativos
e, aos cegos, a recuperação da vista;
a mandar em liberdade os oprimidos,
19a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.»

20Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21*Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.» 22*Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça que saíam da sua boca. Diziam: «Não é este o filho de José?»

23Disse-lhes, então: «Certamente, ides citar-me o provérbio: 'Médico, cura-te a ti mesmo.' Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum, fá-lo também aqui na tua terra.»

24*Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. 25*Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; 26contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que vivia em Sarepta de Sídon. 27*Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman

28Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor. 29E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo. 30*Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu o seu caminho.” (Lc 4, 16-30)

Fonte: “Jesus no Seu tempo” (texto editado e adaptado -  O texto bíblico foi acrescentado | Imagem