O livro do profeta Zacarias - nova tradução da Bíblia (CEP)
O livro de Zacarias costuma ser atribuído a mais de um profeta.
Os cc. 1-8 são diferentes de 9-14.
Os primeiros poderão ser atribuídos ao profeta Zacarias; os últimos devem
pertencer a um profeta anónimo mais recente, geralmente designado com o nome de
Dêutero-Zacarias.
Zacarias, o autor dos cc. 1-8, era
da descendência de Ido, um dos sacerdotes regressados do Exílio na Babilónia
(Ne 12,4.16).
A atividade de Zacarias desenvolve-se em Jerusalém, entre 520 e 518 a.C., três
anos antes da dedicação do novo templo, em 515.
O contexto em que Zacarias exerce
o seu ministério é de desencanto: os exilados que regressaram sentem grandes
dificuldades de integração na comunidade; o lento regresso à vida normal ensombrou
a expetativa de uma mudança rápida.
Neste horizonte, o profeta anuncia
que a salvação está em curso, pois, com a restauração do templo, abre-se a era
messiânica, na qual o sacerdócio, representado por Josué, será exaltado, e a
realeza será exercida pelo «Gérmen» (3,8), termo messiânico que, em 6,12, é
aplicado a Zorobabel.
Esses dois ungidos (4,14)
governarão em perfeita harmonia (6,13). O tom geral da mensagem aponta no
sentido da esperança.
No que diz respeito ao
Dêutero-Zacarias (o autor dos cc. 9-14), o contexto é menos claro.
A origem desta parte do livro
parece situar-se no início do período grego, entre 330 e 300.
A situação vigente em Jerusalém,
desde a dominação persa, era de rutura: sacerdotes e habitantes lutam por uma
teocracia, pensando ter chegado o tempo do cumprimento das promessas.
O povo, privado de poder, julga
que da presente geração de homens não se pode esperar nada.
Num mundo tornado hostil, o povo
aguarda com impaciência uma intervenção divina. Nessa perspetiva, o profeta
refere duas personagens misteriosas que irão chegar: o rei pobre (9,9-12) e o
trespassado (12,10).
O rei vem depois da vitória do
Senhor para tomar posse do reino definitivo.
Em relação à figura do
trespassado, ela é ao mesmo tempo individual, próxima do pastor desprezado
pelos seus (11,15-17) ou ferido pelo próprio Deus (13,7), e também coletiva e
identifica-se com os habitantes (12,12-14).
O trespassado é semelhante ao
servo sofredor de Is 53, embora os termos utilizados sejam diferentes. Como no
caso do Servo de Javé, o seu sacrifício é fonte de transformação dos corações
(12,10) e de purificação (13,1).
No livro de Zacarias convergem
várias linhas de pensamento messiânico: o messianismo sem messias (onde toda a
obra é pessoalmente realizada pelo Senhor), e outros messianismos como o
davídico, o messianismo de humildade e de sofrimento do servo sofredor, o
messianismo sacerdotal e o do bom pastor. Vários destes matizes reaparecem na
formulação cristã do messianismo de Jesus.
Ao colocar online a tradução provisória do livro de Zacarias,
a Comissão Coordenadora da Tradução da Bíblia da CEP convida a comunidade a
envolver-se no processo de tradução e revisão deste documento e dispõe-se a
acolher o contributo dos leitores, em ordem ao melhoramento da
compreensibilidade do texto.
A tradução
provisória deste e de outros textos bíblicos está disponível para download no site da Conferência Episcopal Portuguesa.
As achegas e
comentários devem ser enviados através do endereço eletrónico biblia.cep@gmail.com.
Fonte: SNLiturgia
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