O que quer dizer a expressão “pedra angular”?

Jesus Cristo, a "pedra angular"

Lucas. no livro dos Atos dos Apóstolos, conta-nos que Pedro, diante do Sinédrio, e "cheio do Espírito Santo", afirmou:

"Ficai sabendo, vós todos e todo o povo de Israel: é no nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos, é por ele que este homem se apresenta diante de vós em perfeita saúde. Este Jesus é a pedra que vós, os construtores, rejeitastes e que se tornou a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, pois não existe sob o céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4,10-12)

Também São Paulo assegurou aos Efésios "Assim, pois, vós já não sois estrangeiros nem hóspedes, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, e tendo como pedra angular o próprio Cristo Jesus. Nele, toda construção cresce bem ordenada para ser templo santo no Senhor; Nele, vós também sois integrados na construção, para vos tornardes morada de Deus no Espírito." (Ef 2, 19-22)

O que quer dizer, então, a expressão “pedra angular”?

Pedra angular” é uma expressão que tem origem na arquitetura, referindo-se à pedra que é colocada no encontro de duas paredes como parte fundamental da estrutura de uma construção. Essa pedra é responsável por sustentar todo o peso e garantir a estabilidade do edifício.

No sentido figurado, a expressão "pedra angular" é utilizada para representar algo que é essencial, fundamental, algo que serve como base ou alicerce para algo maior. Quando algo é descrito como a pedra angular de determinado projeto, significa que aquilo é indispensável e crucial para o seu sucesso.

Jesus Cristo, a "pedra angular" rejeitada pelos construtores


Portanto, quando se diz que algo é a "pedra angular" de algo, significa que aquilo é o elemento central, fundamental e essencial para aquela situação ou projeto. É algo que não pode ser ignorado ou subestimado, pois é o pilar que sustenta todo o restante.

Assim, a expressão "Jesus é a pedra angular", que teve origem no Salmo 118, “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Sl 118, 22) apresenta-nos Jesus Cristo como a pedra fundamental, ou pedra angular, sobre a qual a fé cristã é construída.

Assim como uma pedra angular é fundamental para a sustentação de um edifício, a figura de Jesus é essencial para a religião cristã, sendo o alicerce sobre o qual a igreja e a fé dos cristãos são construídas.

Esta imagem é usada para manifestar a extrema importância de Jesus na vida dos cristãos e na formação da Igreja, o Seu Corpo Místico, que Ele fundou sobre “os alicerces dos Apóstolos”: «Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela.” (Mt. 16, 18)

Sem Jesus Cristo, a Igreja não se poderá manter de pé!

Sugestões: