Diversas formas de oração

Rezar - Diversas formas de oração

O poder da oração

“O motivo que nos deve levar a recorrer à oração é que tudo se torna vantajoso para nós.

Deus quer a nossa felicidade e sabe que só podemos alcançá-la através da oração.

Além disso, meus irmãos, que maior felicidade haverá para uma criatura vil como nós do que Deus querer baixar-Se, convivendo connosco com tanta familiaridade como um amigo com o seu amigo?

Vede que bondade a sua, ao permitir-nos entregar-Lhe os nossos desgostos, as nossas penas.

E este bom Salvador apressa-Se a consolar-nos, a amparar-nos nas provas, ou melhor, a sofrer por nós.

Dizei-me, meus irmãos, deixar de rezar não seria renunciar à salvação e à felicidade na Terra?

Pois sem a oração seremos certamente infelizes, e com a oração temos a certeza de alcançar o que nos é necessário para o tempo e para a eternidade, como veremos.

Digo primeiramente, meus irmãos, que tudo está prometido à oração; e em segundo lugar, que a oração obtém tudo quando é bem feita: uma verdade que Jesus Cristo nos repete quase a cada página da Sagrada Escritura.

A promessa que Jesus Cristo nos faz é formal: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, obtê-lo-eis, se o pedirdes com fé» (cf. Mt 7,7.21,24).

Jesus Cristo não Se contenta em nos dizer que a oração bem feita obtém tudo.

Para nos convencer ainda mais, garante-nos solenemente: «Em verdade, em verdade vos digo: tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá» (Jo 15,16).

Segundo as palavras do próprio Jesus Cristo, parece-me, meus irmãos, que é impossível duvidar do poder da oração.”

São João-Maria Vianney (1786-1859), presbítero, Cura de Ars | Sermão para o 5.º domingo depois da Páscoa

A oração humilde e perseverante

"Uma cananeia aproximou-se de Jesus e pôs-se a suplicar-Lhe em grandes brados pela filha, que estava possuída pelo demónio. [...]

O que era esta mulher -- uma estrangeira, uma bárbara sem qualquer relação com a comunidade judaica -- senão uma cadela indigna de obter que pedia?

«Não está certo tirar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos».

No entanto, a sua perseverança fez com que merecesse ser atendida.

À que era apenas uma cadela, Jesus elevou-a à nobreza dos filhos pequenos; mais ainda, cobriu-a de elogios, dizendo-lhe à despedida: «Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se como desejas» (Mt 15,28).

Quando ouvimos Cristo dizer: «Grande é a tua fé», não precisamos de procurar outra prova da grandeza de alma desta mulher.

Vede como ela apagou a sua indignidade pela sua perseverança. E reparai igualmente que obtemos mais do Senhor pela nossa oração que pela oração dos outros."

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja | Homília «Que Cristo seja anunciado», 12-13; PG 51, 319-320

*****

Diversas formas de oração (1)

Oração vocal

Diz (em voz alta ou baixa) as palavras de uma oração já feita de que tu gostes. Ex: Pai-Nosso, Ave-Maria, um salmo, etc.

Meditação

Lê um texto da Bíblia e toma atenção à mensagem, pensando como esta se relaciona com a tua vida.

Usa a memória, e recorda todas as vivências que este texto desperta em ti, para que esta palavra te toque bem fundo.

Usa a inteligência, tentando perceber as implicações que este texto pode ter na tua vida e que conclusões tirar.

Usa a vontade, para te deixares entusiasmar e levar à prática aquilo a que o texto te convida.

Contemplação

Lê bem uma cena da Bíblia (por exemplo, do Evangelho) e, depois, tenta imaginá-la como se fosse um filme, vendo e ouvindo as personagens como se tu também lá estivesses presente.

Deixa-te provocar pelo que vês e ouves. Tenta perceber o que sentes dentro de ti. Reflete sobre isso para tirares proveito para a tua vida.

Colóquio

Fala com Deus com palavras tuas, "como um amigo fala com o seu amigo ou como um servo tala ao seu Senhor” (como diz Santo Inácio de Loiola).

Uma conversa de coração a coração, sem estares à defesa.

Agradecendo ou pedindo qualquer coisa.

Oração a partir dos sentidos

Deixa-te espantar pelo que recebes através dos teus cinco sentidos:

- uma obra de arte,

- algum sabor ainda desconhecido,

- uma música que te anima,

- um cheiro que te transporta para longe, etc.

Oração de presença ou de silêncio

Não digas nada.

Imagina só e toma consciência de que Deus está a teu lado e fica saboreando essa presença amiga.

Oração de repetição

Decora uma pequena oração e repete-a sempre, muitas vezes, onde quer que estejas. Por exemplo: "Senhor Jesus, eu tenho confiança em Ti".

Exame de consciência

Recorda e fala com Deus sobre os acontecimentos da tua vida e do mundo, tentando entender aí a sua presença e vontade.

Oração escrita

Escreve uma carta sincera a Deus!

Oração a partir da natureza

Põe-te diante de uma paisagem, contempla um pôr-do-sol, sente o vento na cara e procura encontrar na natureza o reflexo do seu criador.

(Também se podem contemplar outras realidades do mundo).

EUCARISTIA

A oração das orações…

Na Eucaristia recolhe-se toda a vida de Jesus.

Tudo o que Ele disse, fez e viveu, é-nos entregue para que nós o continuemos na nossa vida.

Para que o partilhemos com todos. "Fazei isto em minha memória".

Acão de Graças: antes de começar a Eucaristia, pensa nas pessoas e nas coisas que te levam a querer agradecer.

Perdão: pensa nas pessoas e nas coisas que te levam a pedir perdão e confia-as ao Senhor.

Comunhão: antes de te aproximares do altar, traz ao teu coração alguém que gostarias que também participasse na Eucaristia.

Missão: no fim, pensa a que é que te sentes enviado pela palavra que escutaste. Qual sentes ser a tua missão nesta semana, na tua vida?

(1) Fonte: Apostolado da Oração | Pagela nº 206 | Imagem

Sugestões: