A lógica do Espírito Santo (Solenidade de Pentecostes)


A Solenidade do Pentecostes coloca-nos diante do dilema mais importante da nossa vida espiritual: entrar na Vida do Espírito e nos seus caminhos vitais; ou não o fazer, e deitar tudo a perder pelos caminhos da morte.

Este é o principal combate da nossa vida que começa com a graça de reconhecer que é no Amor que encontramos a fonte de tudo.

Francisco diz-nos que “o Espírito indica o ponto de partida da vida espiritual. Qual é?

Jesus fala dele quando diz: «Se me amam, cumprirão os meus mandamentos» (Jo 14, 15). Se me amam, cumprem; esta é a lógica do Espírito.

Muitas vezes pensamos ao contrário: se cumprimos, amamos.

Estamos habituados a pensar que o amor vem do nosso cumprimento, do nosso talento, da nossa religiosidade.

Contudo, o Espírito lembra-nos que, sem ter o amor no centro, tudo o resto é em vão.

E que este amor não nasce das nossas capacidades: este amor é um dom”.

Amar o Senhor e escolher os caminhos que nos levam à vida em abundância é fruto da ação do Espírito em nós e pura gratuidade.

Não depende dos nossos esforços, mas sim da sua iniciativa, que se antecede sempre à nossa ação.

Entrar na Vida do Espírito, estar à sua escuta, atentos aos toques que nos deixa no coração, faz com que vivamos assentes na “pedra fundacional do caminho espiritual”: o reconhecimento da gratuidade do amor no qual encontra sustento toda a nossa existência.

E mesmo nestes tempos em que os méritos e os esforços de cada um são a medida da dignidade das pessoas, em que a gratuidade do amor é contracultural, o Espírito Santo recorda-nos que o Amor recebido do Senhor é a fonte da qual brota uma autêntica resposta de compromisso e entrega aos outros.

Peçamos ao Espírito Santo a graça de entrar na lógica da gratuidade do Amor, para que escolhamos os caminhos de vida que nos conduzem, ao estilo de Jesus, a dar a vida pelos outros.

Feliz Pentecostes!

Para aprofundar: Passos 1, 3, 6 e 7 do Caminho do Coração

Fonte: Click To Pray

Sugestões: