Livros das Crónicas (1Cr e 2Cr) - Nova tradução da Bíblia (CEP)
Primeiro e segundo livros das Crónicas
Os dois livros das Crónicas formam
uma unidade coesa, quer pela narrativa histórica que apresentam, quer pela teologia
que encerram. O seu nome hebraico é dibberê hayyamim, o que significa “palavras/coisas
dos dias”. A tradução por “crónicas” parece apropriada.
A longa sequência da história de
Israel, que compreende os livros das Crónicas e ainda os livros de Esdras e
Neemias, costuma ser atribuída a um autor desconhecido que, à falta de
referência mais concreta, se costuma designar como “Cronista”.
As preferências temáticas e as
orientações doutrinais que o conteúdo destes livros sugere levar-nos-iam a
pensar que o ambiente onde se enquadra o seu autor ou autores se situa em torno
ao mundo dos levitas, que se encontram profundamente ligados ao culto no templo
de Jerusalém. A data de composição poderia situar-se algures durante os séculos
V ou IV a. C.
Se, relativamente aos
acontecimentos tratados, as Crónicas abordam assuntos complementares à
história de Israel narrada de forma mais ampla nos livros de Samuel e dos Reis,
no que diz respeito à duração do tempo representado, o plano das Crónicas
recobre um tempo muito mais prolongado.
Na verdade, ele pretende integrar
no horizonte da história de Israel toda a duração da história da humanidade,
desde Adão até ao regresso dos hebreus que tinham sido exilados com a conquista
de Jerusalém por Nabucodonosor.
Os materiais aparecem arrumados,
no conjunto dos dois livros das Crónicas, da seguinte forma:
1) 1Cr 1-9: História de Adão até David
– Por meio de quadros genealógicos é recapitulada a história que vai desde
Adão até ao rei David.
2) 1Cr 10-29: Reinado de David
– É feita uma longa exposição do reinado de David, a partir da morte do
rei Saul e até à morte do rei David.
3) 2Cr 1-9: Reinado
de Salomão – A
narrativa do reinado de Salomão é bastante mais concisa do que a do reinado de
David. Isto traduz o especial atrativo por parte dos autores das Crónicas
relativamente à personagem de David e à sua função e significado na história de
Israel.
4) 2Cr 10-36: Reis de Judá até ao exílio
na Babilónia - Apresenta a história dos sucessores de
David e Salomão que reinaram no Reino de Judá e mantiveram a sua capital em
Jerusalém. O seu relato vai desde a morte de Salomão até ao fim do exílio.
Percebe-se, lendo os livros das
Crónicas, que a preocupação do Cronista é sublinhar o lugar central da
dinastia davídica na história de Israel. Nesse sentido, o autor engrandece os
aspetos positivos da dinastia davídica, e omite os erros e as falhas que a
família de David cometeu. Sobressai também, ao longo do livro das Crónicas, o
relevo dado ao templo e ao culto.
Fonte: Secretariado Nacional de Liturgia