Abraão, nosso pai na Fé!

À cabeça do seu clã, Abraão parte para a Terra Prometida, conforme Deus lhe tinha ordenado.

Abraão é venerado como o pai da nação hebraica.

O primeiro livro da Bíblia, o «Génesis», descreve como ele se fixou na Palestina, a pátria bíblica dos Judeus.

À parte de ser uma importante figura judaica, ocupa também um lugar relevante na doutrina cristã que o descreve como um homem de fé indiscutível.

De Ur, na Caldeia, a Hebron, na Palestina

Abraão viveu originariamente na terra dos Caldeus, na cidade de Ur, situada na confluência dos rios Tigre e Eufrates, no que é hoje em dia o Iraque.

Era então conhecido por Abraão (que significa «Pai excelso»).

Partiu de Ur aos setenta e cinco anos, com a sua mulher Sarai e o sobrinho Loth, e viajaram durante muitos meses pelos atuais Iraque, Turquia e Síria até chegarem a Hebron (atualmente o Sul de Israel).

O povo de Abraão era tradicionalmente nómada, viajando com os seus rebanhos de pastagem em pastagem.

Contudo, estas deslocações do povo de Abraão eram feitas intencional- mente, pois Abraão acreditava que Deus lhe ordenara que partisse de Ur e fundasse uma nova pátria para os seus descendentes, embora fosse velho e não tivesse filhos.

Adotou o nome de Abraão, «o pai de muitas nações», e a mulher tornou-se Sara, «princesa».

A obediência de Abraão à vontade de Deus

Abraão esteve muitos anos sem ter filhos e, como a mulher era já velha, recorreu a Agar, escrava da mulher, que lhe deu um filho, Ismael.

Contudo, Sara, que já desesperava de ter um filho, teve a resposta às suas preces com o nascimento de lsaac.

Para comprovar a fé de Abraão, Deus ordenou-lhe que conduzisse Isaac ao cimo de uma montanha e o sacrificasse pela morte.

Embora entristecido com a missão, Abraão levou o filho para o monte Mória, amarrou-o e preparou-se para o matar.

Satisfeito por Abraão estar disposto a obedecer-Lhe até ao ponto de perder o filho querido, Deus ordenou-lhe, no último instante que, amarrasse um cordeiro pelos chifres aos arbustos mais próximos e o sacrificasse em substituição do filho.


Abraão, o nosso Pai na Fé.

Pai de inúmeros descendentes

Abraão viveu até aos cento e setenta e cinco anos de idade, segundo a Bíblia, e quando morreu foi sepultado numa caverna, a primeira parcela de terreno que comprara ao chegar à «Terra Prometida».

Por intermédio de Isaac e de seu filho Jacob (Israel), que teve doze filhos, os descendentes de Abraão povoaram a terra e formaram a raça judaica, conforme fora prometido a Abraão ao deixar a terra dos Caldeus.

Fonte: “Personagens da História” (editado e adaptado)

Sugestões: