São Luís Beltrán, presbítero (1526‑1581) | dia 9 de outubro

São Luís Beltrán, presbítero (1526‑1581) | dia 9 de outubro


“Nascido em Valência, Espanha, a 1 de janeiro de 1526, Luís Beltrán tomou o hábito da Ordem dos Dominicanos a 26 de Agosto de 1544, foi ordenado presbítero em 1547 e assignado ao Convento de Llombay, assumindo, logo depois, o cargo de mestre de noviços, o que o confirmou na sua própria inclinação para a austeridade.

Como mestre de noviços, desejava ir a Salamanca para refazer os seus estudos, mas a autorização foilhe negada e voltou a Valência.

Foi dali que partiu, em 1562, como missionário, para Nova Granada, na atual Colômbia.

Durante sete anos, São Luís Beltrán exerceu uma fecunda atividade missionária, cujos pormenores permanecem pouco conhecidos.

No dizer das testemunhas do processo da sua canonização, este apostolado foi marcado por toda a sorte de prodígios.

Dado o seu modo de ser, teve nele grande influência frei Bartolomeu de Las Casas, como anotam os seus primeiros biógrafos.

De volta a Espanha, terminou a sua vida em Valência, onde participou nas atividades pastorais do arcebispo São João de Ribera.

Morreu a 9 de Outubro de 1581.

É padroeiro dos noviços dominicanos.

A sua vida foi muito regida por uma espiritualidade baseada no santo temor de Deus.

Foi beatificado por Paulo V, a 19 de julho de 1608 e canonizado por Clemente X, em 12 de abril de 1671.

Alexandre VIII nomeou-o padroeiro principal da Colômbia, em 1690.

Elogio

De Valência, Espanha, São Luís Beltrán, da Ordem dos Pregadores, homem justo e temente a Deus, levou o nome de Cristo ao coração das gentes da América Latina, foi mestre de noviços e autor de uma “escola” de vida espiritual, ao tempo do Concílio de Trento.

Oração

Deus todo-poderoso e eterno, que infundistes no coração de São Luís o dom do temor do vosso nome, inflamai os nossos corações, de tal modo que saibamos servir­-Vos fielmente com amor e respeito filial. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos.”

Fonte: Secretariado Nacional do Rosário

Sugestões: