São Matias foi o apóstolo que substituiu Judas Iscariotes

São Matias

A Igreja Católica celebra a Festa litúrgica de São Matias no dia 14 de Maio.

O seu nome grego Matthias, ou Maththias, deriva do hebraico Mattathias ou Mattithiah, que significa "dom de Javé".

Matias não foi um dos Doze Apóstolos escolhidos por Jesus, mas sim o substituto de Judas Iscariotes no grupo.

De facto, nos dias a seguir à Ascensão de Cristo aos céus, São Pedro, com base num propôs a substituição de Judas, caindo a escolha sobre São Matias, que ficou a partir de então associado com os restantes onze Apóstolos.

Nos Actos dos Apóstolos estão registrados os factos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor:

“Por aqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos - encontravam-se reunidas cerca de cento e vinte pessoas - e disse:

«Irmãos, era necessário que se cumprisse o que o Espírito Santo anunciou na Escritura pela boca de David a respeito de Judas, que foi o guia dos que prenderam Jesus. Ele, efectivamente, era um dos nossos e tinha recebido uma parte do nosso ministério. Esse homem, depois de ter adquirido um terreno com o salário do seu crime, precipitou-se de cabeça para baixo, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se espalharam. O facto chegou ao conhecimento de todos os habitantes de Jerusalém, a tal ponto que esse terreno foi chamado na língua deles 'Haqueldamá', que quer dizer Campo de Sangue. Está realmente escrito no Livro dos Salmos:

'Fique deserta a sua habitação

e não haja quem nela resida'.

E ainda: 'Receba outro o seu encargo.'

Portanto, de entre os homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, a partir do baptismo de João até ao dia em que nos foi arrebatado para o Alto, é indispensável que um deles se torne, connosco, testemunha da sua ressurreição

Designaram dois: José, de apelido Barsabas, chamado Justo, e Matias. Fizeram, então, a seguinte oração: «Senhor, Tu que conheces o coração de todos, indica-nos qual destes dois escolheste para ocupar, no ministério apostólico, o lugar abandonado por Judas, que foi para o lugar que merecia.» Depois, tiraram à sorte, e a sorte caiu em Matias, que foi incluído entre os onze Apóstolos.” (Act 1, 15-26)

São Matias evangelizou na Palestina e na Ásia Menor e morreu mártir por apedrejamento.

Sobre os Apóstolos e São Matias escreveu Tertuliano:

Cristo Jesus, Nosso Senhor, durante a sua estada neste mundo, enunciou quem era, quem fora, que era servo da vontade do Pai e que deveres prescrevia ao homem.

Dizia tudo isto abertamente à multidão, ou dirigindo-Se em particular aos seus discípulos, de entre os quais escolheu doze para viverem a seu lado e que destinou para irem ensinar às nações.

Após a queda de um deles, ordenou aos outros onze, no momento de partir para o Pai após a ressurreição, que fossem pregar a todos os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28,19).

Pouco depois, Matias juntou-se aos apóstolos – palavra que significa enviados – para substituir Judas, tirado à sorte pelos outros com base na profecia de um salmo de David.

Eles receberam a força do Espírito Santo, que lhes tinha sido prometida para realizarem milagres e falarem diversas línguas.

Primeiramente, testemunharam a fé em Jesus Cristo por toda a Judeia, onde instituíram Igrejas.

Seguidamente, partiram pelo mundo e proclamaram pelas nações os mesmos ensinamentos da fé.

Depois, fundaram Igrejas em todas as cidades, às quais, consequentemente, outras Igrejas foram buscar a estaca da fé e as sementes da doutrina. [...]

A prova da sua unidade está em comungarem na paz, em os seus membros se tratarem por irmãos e em praticarem a hospitalidade com reciprocidade. Esta construção não tem outro fundamento a não ser a tradição do mesmo mistério.

Aquilo que os apóstolos pregaram foi o que Cristo lhes revelou, que só pode ser garantido por estas mesmas Igrejas fundadas pelos próprios apóstolos, onde eles pregaram de viva voz, como se diz, e seguidamente por meio de cartas.”

Tertuliano (c. 155-c. 220), teólogo | Prescrição contra os hereges, 20-22; CCL I, 201s (texto editado e adaptado) | Imagem

Sugestões: