Santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael - 29 de setembro

Santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael - 29 de setembro


Os santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael são celebrados neste dia da dedicação da basílica de são Miguel [29 de setembro], edificada na Via Salária, às portas da cidade de Roma.

Os três arcanjos têm missões singulares, sugeridas pelos seus nomes:

- MiguelQuem como Deus»?) é o príncipe dos anjos, o anjo dos supremos combates, o melhor guia do cristão na hora da viagem para a eternidade, o protetor da Igreja de Deus (Ap. 12-19);

- GabrielDeus é a minha força») é o mensageiro da Encarnação (Dn. 9, 21-22), o enviado das grandes embaixadas divinas, o Patrono das telecomunicações;

- Rafael («Medicina de Deus») é conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico.

Honrando os anjos, cuja existência é testemunhada pela Sagrada Escritura, nós exaltamos o poder de Deus, Criador do mundo visível e invisível.

A Igreja peregrina sobre a terra, especialmente na liturgia eucarística, é associada às multidões dos anjos, que, na Jerusalém celeste, cantam a glória de Deus. (1)

São Miguel

Este arcanjo (…) é um dos principais desta hierarquia angélica, tendo atingido tal importância que os três adquiriram o estatuto de santos.

O seu nome, que é hebraico, significa "quem como Deus?", constituindo em si um louvor e aludindo à supremacia incontestável de Deus.

Costuma ser representado iconograficamente como um homem dotado de asas, protegido por uma armadura – ou envergando vestes litúrgicas, como a túnica, a estola e o pluvial – e empunhando uma lança ou uma espada com as quais subjuga o Demónio que pode aparecer sob a forma de serpente ou de dragão.

A presença do dragão é inspirada no Livro do Apocalipse, que menciona este arcanjo como aquele que liderou os demais anjos na luta para lançar o Demónio no Inferno.

Como está ligado à morte e ao Juízo Final, igualmente mencionado no Apocalipse, também segura uma balança onde serão pesadas as almas no fim dos tempos. Inicialmente venerado no Oriente, o seu culto começou a difusão para Ocidente a partir do século V.

Na Igreja Ortodoxa, as representações de São Miguel Arcanjo variam um pouco em relação à iconografia mencionada, aparecendo ataviado como um membro da corte bizantina.

Assim, além das obrigatórias asas, enverga normalmente o loron, veste característica dos dignitários, e segura o bastão que identifica os ostiarii, cuja função é a de proteger os locais sacros.

As asas são em algumas representações constituídas por penas de pavão, que têm "olhos"; esta é uma alusão simbólica à proximidade do arcanjo com Deus e à sabedoria e clarividência que daí advêm.

Festejado no Ocidente a 29 de setembro (tal como São Rafael e São Gabriel), é protetor das viagens e, entre outros, dos fabricantes de balanças e dos comerciantes.

Sobre este arcanjo, além das fontes bíblicas, dissertaram teólogos como Pseudo-Dionísio, São Jerónimo, Santo Agostinho e Pantaleão, "o Diácono". (2)

São Gabriel

"Gabriel" - que significa "Deus é forte" ou "aquele que está na presença de Deus" - aparece no assim chamado evangelho da infância como mensageiro da Boa Nova do Reino de Deus, que já está presente na pessoa de Jesus de Nazaré, nascido de Maria.

É ele quem anuncia o nascimento de João Baptista e de Jesus. Anuncia, portanto, o surgimento de uma nova era, um tempo de esperança e de salvação para todos os homens.

É ele quem, pela primeira vez, profere aquelas palavras que todas as gerações hão-de repetir para saudar e louvar a Virgem de Nazaré: "Ave, cheia de graça. O Senhor é convosco". (3)

São Rafael

"Rafael"- que quer dizer "medicina dos deuses" ou "Deus cura" - foi o companheiro de viagem de Tobias.

É o anjo benfazejo que acompanha o jovem Tobias desde Nínive até à Média; quem o defende dos perigos e patrocina o seu casamento com Sara.

É ele quem tira da cegueira o velho Tobias.

É aquele que cura, que expulsa os demónios.

São Rafael é o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades. (4)

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A palavra «Anjo» designa a sua função, não a sua natureza

Deveis saber que a palavra «Anjo» designa uma função, não uma natureza.

Na verdade, aqueles santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre se podem chamar Anjos. Só são Anjos quando exercem a função de mensageiros.

Os que transmitem mensagens de menor importância chamam se Anjos; os que transmitem mensagens de maior transcendência chamam se Arcanjos.

Esta é a razão pela qual à Virgem Maria não foi enviado um Anjo qualquer mas o Arcanjo Gabriel; de facto, era justo que para esta missão fosse enviado um Anjo superior, porque vinha anunciar a maior de todas as mensagens.

É pela mesma razão que se lhes atribuem nomes particulares, que designam a missão respetiva que desempenham.

Na santa cidade do Céu, onde a visão de Deus omnipotente dá um perfeito conhecimento de tudo, não precisam de nomes próprios para se distinguirem uns dos outros; mas quando vêm realizar alguma missão junto dos homens, são conhecidos pelo nome da função que exercem.

Assim, Miguel significa «Quem como Deus?»; Gabriel, «Fortaleza de Deus»; e Rafael, «Medicina de Deus».

Quando se trata de realizar algum mistério que exige um poder especial, verifica-se que é Miguel o enviado, para dar a entender, pela sua acção e pelo seu nome, que ninguém pode actuar como Deus.

Por isso aquele antigo inimigo, que pela sua soberba pretendeu ser semelhante a Deus, dizendo: Subirei até ao céu, levantarei o meu trono acima dos astros do céu e serei semelhante ao Altíssimo, será abandonado a si mesmo no fim do mundo e condenado ao extremo suplício.

É este que São João no Apocalipse nos apresenta a combater contra o Arcanjo Miguel: Travou se um combate no Céu contra o Arcanjo Miguel.

A Maria foi enviado Gabriel, que significa «Fortaleza de Deus», porque veio anunciar Aquele que, apesar da sua aparência humilde, havia de triunfar sobre os poderes superiores.

Convinha, de facto, ser anunciado pela «Fortaleza de Deus» Aquele que vinha ao mundo como Senhor dos Exércitos e poderoso das batalhas.

Rafael, como dissemos, quer dizer «Medicina de Deus», como se compreende na missão que teve junto de Tobias: tocou lhe os olhos como um médico e dissipou as trevas da sua cegueira.

Por isso, aquele que foi enviado para curar, é chamado «Medicina de Deus».”

Das Homilias de São Gregório Magno, papa, sobre os Evangelhos (Hom. 34, 8-9: PL 76, 1250-1251) (Sec. VI)

Fontes: 1 | 2 | 3 | 4

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