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Santos Cirilo, monge, e Metódio, bispo, co-padroeiros da Europa – 14 de fevereiro

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Santos Cirilo e Metódio Metódio e Cirilo nasceram na Macedónia e foram irmãos unidos pelo sangue, pela fé, pela vocação apostólica e até pela morte. Cirilo nasceu na Macedónia em 826 . Ainda jovem, foi levado a estudar em Constantinopla, capital do então Império Bizantino, onde se formou. Posteriormente, lecionou filosofia e foi diplomata junto aos árabes. Como o irmão, tornou-se monge. Metódio nasceu em 815 . Ainda jovem, foi nomeado governador da província da Macedónia Inferior, onde estavam estabelecidos os eslavos. Com trinta e oito anos, Metódio abandonou a carreira política e tornou-se monge, sendo seguido pelo irmão poucos anos depois. A missão apostólica dos dois irmãos começou em 861, quando foram enviados numa missão de conversão dos povos eslavos, de quem ambos tinham aprendido a língua e os costumes. Ambos souberam adaptar os rituais e ensinamentos cristãos à cultura e à língua eslavas, traduzindo para aquele idioma as Sagradas Escrituras e os textos li

Da Ceia do Senhor à Eucaristia da Igreja

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Última Ceia A Eucaristia da Igreja mergulha as suas raízes na Ceia de Jesus . Ao reunirem-se para celebrar a Refeição do Senhor , os cristãos comem do pão partido e bebem do cálice de vinho, depois de o sacerdote ter pronunciado, na oração de bênção, as palavras de Jesus: Tomai e comei, isto é o meu corpo. Bebei todos deste cálice: este é o meu sangue (Mt 26, 27). Fazei isto em memória de mim (Lc 22, 19). Memorial da última Ceia , a Eucaristia deveria ser marcada pela tristeza das despedidas do Mestre e do anúncio da sua morte próxima, morte que ela antecipava em mistério: o pão e o vinho tornam-se, de facto, o corpo entregue e o sangue derramado (Lc 22, 19-20). E, no entanto, a celebração desenrola-se em clima de alegria, é " eucaristia ", o que quer dizer, simultaneamente, bênção, louvor, ação de graças . É a repetição da refeição tomada por Jesus com os seus apóstolos, ao começar a sua paixão, e realiza-se à luz da Páscoa . A paixão dolorosa torn

As Cinco Chagas do Senhor – 7 de fevereiro

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Cinco Chagas de Cristo ( Livro de Orações de Waldburg, 1486, fol 11r ) Fonte As Cinco Chagas do Senhor O culto das Cinco Chagas do Senhor , isto é, as feridas que Cristo recebeu na cruz e manifestou aos Apóstolo s depois da ressurreição, foi uma devoção muito viva entre os portugueses, desde os começos da nacionalidade. São disso testemunho a literatura religiosa e a onomástica referentes a pessoas e instituições. Os Lusíadas sintetizam (I, 7) o simbolismo que, tradicionalmente, relaciona as armas da bandeira nacional com as Chagas de Cristo . (1) “ Vós, tenro e novo ramo florescente De uma árvore de Cristo mais amada Que nenhuma nascida no Ocidente, Cesárea ou Cristianíssima chamada; (Vede-o no vosso escudo, que presente Vos amostra a vitória já passada, Na qual vos deu por armas, e deixou As que Ele para Si na Cruz tomou) ” (Os Lusíadas, Canto 1, estância 7). “As Chagas representam a totalidade da Paixão e mais ainda da Ressurreição. Esta festa faz-nos reviver o mistéri

Santa Águeda, virgem, mártir, + c. 251 - 5 de fevereiro

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Santa Águeda ficou conhecida tanto pelo seu nome verdadeiro Águeda, como por Ágata. Não se tem conhecimento da data do seu nascimento nem a certeza da data da sua morte. Acredita-se que ela viveu durante o século III, na Sicília (ela era natural de Catânia) e foi martirizada durante a perseguição aos cristãos no império de Décio , por volta de 251, sendo o seu suplício um dos mais cruéis da época contra cristãos . Santa Águeda , ainda jovem, e no furor da perseguição, conservou a pureza do corpo e a integridade da fé, dando testemunho de Cristo Senhor, através do martírio. Segundo a tradição, Santa Águeda foi entregue a uma mulher de má conduta para desviá-la de Deus. Como mantivesse a firmeza da fé, foi submetida a cruéis torturas: desconjuntamento dos ossos, dilaceramento dos seios. Foi arrastada sobre cacos de vidros e carvões em brasa. Santa Águeda é uma das santas mais populares da Itália. Apenas Roma chegou a ter 12 igrejas a ela dedicadas. O seu culto propagou

O livro do Apocalipse : nova tradução da Bíblia (CEP)

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O último livro do NT recebe como nome a primeira palavra do texto: «revelação», em grego  apokálypsis  (de  apokalýptō , «desvelar», «revelar»). Este género literário já se encontra presente no AT. Tendo nascido em contextos de grave crise social e religiosa, a apocalíptica judaica desenvolveu-se de forma particular a partir do período pós-exílico, apresentando a sua maior expressão durante a ocupação grega da Judeia, por Antíoco IV Epifânio (entre 175-164 a.C.). É também no contexto de uma Igreja em dificuldades, a vários níveis, que surge o livro do Apocalipse . Para além dos conflitos vividos no seio da própria comunidade (cf. 2,15), as relações com o império romano eram particularmente difíceis (como são exemplos as perseguições de Nero ou, posteriormente, de Domiciano); por outro lado, o primeiro cristianismo via-se forçado a conviver com a filosofia e a religião mistérica do mundo antigo, que tantas vezes «contaminava» as recém-formadas comunidades cristãs locais. Nesse

São Brás – santo protector contra as doenças da garganta e padroeiro dos cardadores

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  São Brás “Protector contra as doenças da garganta” e “Padroeiro dos Cardadores” Em Latim S.Blasius, em Catalão S. Blai, em Francês S. Blaise, em Espanhol S. Blas. S. Brás nasceu na cidade de Sebaste, na atual Arménia , nos finais do séc. III. Já depois de ter assumido a profissão de médico, sentiu o chamamento de Deus a uma consagração cristã, pelo que terá deixado a sua vida citadina e a sua própria terra indo para os montes, optando por uma modesta vida solitária de oração e de penitência. A sua fama de santo começou a espalhar-se na comunidade de Sebaste e, quando morreu o bispo daquela cidade, todos o aclamaram como novo pastor. São Brás só aceitou a nova responsabilidade pela forte insistência dos membros da comunidade, porque desejava muito mais a vida retirada de oração e contemplação. Mesmo como bispo continuava a viver numa caverna no Monte Argeu , no meio de animais ferozes, com quem convivia, vindo somente à cidade apenas quando as obrigações de